Observatório Social de Cafelândia

O Observatório Social de Cafelândia PR, vem atuando junto com a comunidade desde 2013, têm como membro pessoas de diversos seguimentos da sociedade, no entanto, qualquer pessoa pode participar. O principal objetivo é despertar nos cidadãos o espírito de Cidadania Fiscal na sociedade organizada, tornando-a proativa, através do seu próprio Observatório Social, exercendo a vigilância social na sua comunidade e assim podemos otimizar o dinheiro público para desenvolver políticas públicas para os munícipes que realmente precisa. Essa organização social, traz como princípio a liberdade de expressão e a defesa do Estado democrático de Direito.

claudecirsv@yahoo.com.br

 Claudecir Venâncio

Qual a mudança que a pandemia tem causado?

                                             Qual a mudança que a pandemia tem causado ?
          Como seres humanos somos todos dotados de um potencial empoderador, inato a cada ser. Somos seres sociais e incapazes de viver isoladamente, pois evoluímos a partir das interações que construimos ao longo do nosso viver com outros seres semelhantes ou não. Uma onda desafiafora nos pegou de surpresa ao desencadear na atual pandemia e nos remete aos mais internos meios de nos reinventarmos, recriarmos hábitos e rotinas diferenciadas daquelas que estávamos acostumados a levar nossas vidas, nosso quotidiano.
        Tudo o que requer mudança gera certo transtorno, seja ela uma mudança de casa, de cidade, de hábitos alimentares, de crenças, de emprego... isto é: nos tira da chamanda “zona de conforto”, portanto gera o “desconforto” para depois voltar à uma certa estabilidade.
       O momento que estamos vivendo é exatamente o do “desconforto” e durante esse trajeto é que nos obrigamos a buscar em nosso ínterior, uma nova forma de lidar com o que está acontecendo.
        A busca pelas soluções para esse novo formato diferem-se de pessoa pra pessoa e os resultados serão relativos a essa forma peculiar de se transformar desenvolvida pela individualidade de cada ser.
      Há quem fique a se lamentar por ter a situação a ser resolvida e há outros que a tomam como um desafio que esconde infinitas possibilidades de evoluir. É natural o desconforto, porém é interessante que seja um tempo limítrofe e que a aprtir dele se desencadeie a partir das dúvidas, as respostas para seguir em frente, mesmo que as tentativas por vezes não constituam a solução, mas parte dela.
Podemos nos deparar com situações dolorosas, no decorrer de nossa caminhada, mas lá na frente possamos olhar e enxergar as inúmeras possibilidades que ela também nos trouxe. Passando pelo vale das sombras, pode-se vislumbrar mais adiante a plenitude do campo florido, fértil e produtivo.
       E então? Qual o aprendizado que veio com o atual momento? Vai depender do óculos que você quer usar para ver isso tudo.

  Professora Cleniane Busetti

RECEBA NOSSA NEWSLETTER EM SEU EMAIL

Deixe seu email aqui. Preservamos sua privacidade.