O Caminho, a Verdade, a Vida

Três palavras bastante familiares aos cristãos, independentemente da religião, denominação ou facção a que pertençam. Pois, ao ouvi-las, chega-lhes à mente no mesmo instante as conhecidas sentenças do Mestre, registradas no Evangelho de João: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim.” (Jo14:6)

E, então, guardam eles em seus corações a interpretação mais imediata dessas palavras, qual seja, a de que apenas os seguidores do cristianismo conseguirão alcançar o reino do céu. E que o alcançarão com mais segurança, naturalmente, os membros da sua própria instituição cristã. Um pensamento não muito diferente do acalentado pelos fariseus do tempo de Jesus...

Contudo, essas significativas palavras do Filho de Deus são muito mais profundas do que parecem à primeira vista.

Jesus foi a Palavra de Deus encarnada, o Amor de Deus que peregrinou pela Terra, ensinando, advertindo, exortando. A Palavra, porém, traz em si, de modo indissolúvel, as leis que o Pai inseriu em Sua imensa Criação (on.fb.me/1MkBS4L). Uma pessoa que segue com seriedade a verdadeira Palavra de Cristo, que procura reconhecê-la e vivê-la, que busca assimilá-la realmente em seu íntimo, de forma a se tornar uma só coisa com ela em todas as suas intuições, pensamentos, palavras e atos, somente tal pessoa estará caminhando na Verdade, em direção à verdadeira Vida.

Somente uma tal pessoa, por conseguinte, chegará ao Pai através do Seu Amor, que é o próprio Jesus. Isso acontece independentemente da religião cristã a que tal pessoa pertença. Independentemente, inclusive, de ela pertencer a uma religião cristã, e até mesmo de ter alguma religião.

Há pessoas na Terra que, em seu profundo amor ao Criador e aos semelhantes, esforçam-se sinceramente em conhecer Sua Vontade e viver segundo ela, sem ter nenhum conhecimento da doutrina de Cristo. Em sua humildade e esforço espiritual, vivem elas muito mais dentro da Palavra do Salvador do que as incontáveis legiões de fiéis que, quando muito, consentem em ouvir aqui e ali algumas interpretações das palavras de Jesus registradas de memória por terceiros, mas que nunca se movimentaram espiritualmente para conhecê-las realmente a fundo, em seu justo significado, e muito menos em viver de acordo.

“Eu sou a Ressurreição, o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim!”

Somente a pessoa que libertar seu íntimo da crença falsa e dos dogmas de qualquer espécie, deixando realmente “livre” por inteiro o seu livre-arbítrio, tornar-se-á capaz de livrar-se também do comodismo e da indolência, o que unicamente permite ao espírito emergir da matéria. É esta a ressurreição do mundo material em direção à verdadeira vida, a eterna, que se processa na pátria espiritual. Apenas um tal ser humano terá encontrado, finalmente, o Caminho, a Verdade e a Vida.

(Conheça as obras publicadas pela Ordem do Graal na Terra. Acesse: bit.ly/livros-OGT).

Este post em áudio: bit.ly/RJ16014.

Roberto C. P. Junior

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--