15 truques e receitas caseiras para facilitar a organização e a limpeza da casa

imagem da internet

15 truques e receitas caseiras para facilitar a organização e a limpeza da casa

 

Não há nada como uma casa limpa e arrumada, concorda? Porém, ao mesmo tempo, é inegável que manter a organização e a limpeza da casa em dia não é a tarefa mais fácil do mundo.

Com o intuito de ajudá-lo a dominar a arte de limpar e organizar seu lar, apresentamos neste artigo

Siga a leitura e aprenda como utilizar ingredientes e itens que você provavelmente já tem para manter a higiene e a ordem da casa em dia! Além disso, confira algumas dicas sobre como organizar seus objetos.

Vamos lá?


#1 Produto para limpar objetos de latão


Você vai precisar de… 

Vinagre branco ou suco de limão;
– Sal refinado.

Essa é a solução perfeita para limpar maçanetas, ganchos de toalhas ou bandejas de latão!

Para utilizá-la, basta mergulhar uma esponja no vinagre branco e colocar um pouco de sal por cima. Depois, passe a esponja com delicadeza na superfície que deseja higienizar. Por fim, enxágue com bastante água e seque imediatamente, usando um pano limpo.


#2 Produto “limpa-tudo” 

 

Você vai precisar de… 

 

4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
– 250 ml de água morna.

Bicarbonato de sódio + água morna é uma ótima combinação para limpar superfícies diversas – como o balcão da cozinha ou o interior da geladeira, por exemplo. Além disso, essa solução também ajuda a clarear o aço inoxidável da pia ou das panelas. E ainda: funciona para tirar cheiros fortes do ambiente.

Ou seja, pode ser uma grande aliada sua na limpeza da casa. 😉


#3 Produto especial para limpar vidro

Você vai precisar de… 

 

2 xícaras de água;
– ½ xícara de vinagre branco;
– ¼ xícara de álcool 70%;
– 1 ou 2 gotas de óleo essencial de laranja (opcional).

Misture esses ingredientes e despeje a solução em uma garrafa com borrifador. Coloque um pouco desse líquido em um papel toalha ou um pano limpo e depois passe no vidro. 


#4 Limpador aromatizado 


Você vai precisar de… 

Vinagre e água (ambos com a mesma quantidade – por exemplo: 100 ml de água; 100 ml de vinagre);
– Casca de limão;
– Ramos de alecrim.

Junte todos os ingredientes em uma garrafa com borrifador. Agite bem a mistura e deixe a descansar por uma semana. Depois desse período, você poderá utilizar essa solução para remover manchas de água, limpar latas de lixo, limpar manchas na parede e muito mais. Além de oferecer um aroma agradável, o limão age como agente de limpeza nessa receita. 


#5 Limpador de mármore e granito

Você vai precisar de… 

 

2 xícaras de água morna;
– 2 gotas de detergente líquido.

Com o tempo, peças e superfícies de mármore ou granito podem ficar amareladas. Para evitar isso, você pode utilizar essa mistura de água morna e sabão para limpeza diária. 


#6 Pasta para limpeza geral

Você vai precisar de… 

 

1 ½ xícara de bicarbonato de sódio;
– ½ xícara de sabão de roupa líquido;
– 10 gotas do óleo essencial de sua preferência (limão, lavanda etc.). 

Sempre que precisar de ajuda para limpar uma mancha mais teimosa no banheiro, no chão, na parede ou na cozinha, você poderá usar essa pasta. Olha só como o preparo dela é simples: Misture o sabão e o bicarbonato de sódio até formar uma pasta. Depois, adicione o óleo essencial. Armazene em um recipiente fechado. 

Caso a mistura seque, adicione um pouco de água até formar a pasta novamente.


#7 Tira manchas amareladas de suor

Você vai precisar de… 

Uma parte de detergente de louça neutro;
– Duas partes de água oxigenada;
– Bicarbonato de sódio (o quanto baste).

Misture o detergente com a água oxigenada e aplique a mistura sobre a mancha. Depois, cubra essa área com bicarbonato de sódio e esfregue com uma escova de dente. Deixe a mistura agir por, no mínimo, uma hora. Quanto mais forte for a mancha, mais tempo você deve deixar – até um dia inteiro, se necessário. Depois, lave normalmente. A mancha terá desaparecido ou estará muito mais fraca. Se precisar, pode repetir a operação.


#8 Limpador de forno

 

Você vai precisar de… 

 

½ xícara de bicarbonato de sódio;
– 2 a 3 colheres de água;
– Cerca de ½ xícara de vinagre. 

Coloque o bicarbonato de sódio em uma vasilha e adicione de duas a três colheres de água – o suficiente para formar uma pasta fácil de espalhar. Espalhe a mistura nas paredes do seu forno e esfregue. Deixe agir durante a noite. 

Na manhã seguinte, coloque o vinagre em uma garrafa com borrifador e borrife sobre a pasta. Isso vai criar um efeito de espuma. Limpe o forno com um pano úmido até retirar toda a mistura. 

Acredite: até aquela sujeira mais teimosa irá embora depois que você terminar esse processo!


#9 Lenços desinfetantes

Você vai precisar de… 

1 xícara de água;
– ¼ xícara de vinagre;
– 8 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree); oito gotas de óleo essencial de eucalipto; 8 gotas de óleo essencial de limão;
– Um recipiente de lenços umedecidos vazio;
– De 15 a 20 quadrados de tecido (feitos com camisetas velhas, panos de prato velhos ou materiais semelhantes). 

Coloque os tecidos no recipiente de lenços. Em uma tigela separada, misture o restante dos ingredientes. Despeje a mistura dentro do recipiente com os tecidos, espere um tempo para os panos absorverem a solução, e, pronto! 

Você pode usar esses lenços para fazer limpezas rápidas de superfícies na cozinha, em eletrodomésticos, móveis etc. Depois, é só lavar os tecidos e repetir a mistura.

 


#10 Limpador de microondas

Você vai precisar de… 

¼ xícara de vinagre;
– 1 xícara de água.

Misture os dois ingredientes em uma tigela que pode ir no microondas. Coloque a vasilha no centro do aparelho e ligue na potência máxima, por cinco minutos. 

Depois que esfriar, molhe um pano de microfibra na mistura e limpe o interior do microondas. Nesse caso, além da solução, o calor também vai facilitar a limpeza.


#11 Desodorizador de colchão e sapatos

Você vai precisar de… 

Bicarbonato de sódio.

Já deu para perceber que o bicarbonato de sódio é um aliado e tanto na limpeza da casa, não é mesmo? Isso acontece especialmente porque ele tem propriedades que ajudam a combater maus odores! 

Para desodorizar colchões e sapatos, espalhe um pouco de bicarbonato no item que deseja higienizar e deixe agir por algumas horas. Depois, use o aspirador para tirar o excesso do produto e terá sapatos e colchões fresquinhos e sem cheiro ruim.

Que tal?


#12 Desodorizador de roupas

 

Você vai precisar de… 

Vodka.

Sabe quando uma peça de roupa fica guardada por muito tempo? Ou, então, quando é armazenada ainda úmida e desenvolve um cheirinho nada agradável? 

Para eliminar esse tipo de odor mais persistente tudo o que você precisa é de vodka!

Quer testar? Aqui vai o processo: Coloque um pouco de vodka em um recipiente com borrifador, umedeça a peça em questão e deixe a bebida agir por alguns minutos. Depois, é só lavar normalmente.


#13 Odorizador de ambientes

 

Você vai precisar de… 

Um maço de folhas de sálvia picadas;
– 1 xícara de vinagre;
– ¼ colher de sal. 

Quer adicionar um “cheirinho de limpeza” na sua casa? Misture os ingredientes acima em uma garrafa com borrifador e deixe descansar por 12 horas. Depois disso, você poderá borrifar a mistura para aromatizar os ambientes.


#14 Limpador de vaso sanitário

 

Você vai precisar de… 

1 xícara de bicarbonato de sódio;
– 15 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree); 15 gotas de óleo essencial de limão ou laranja.

Olha o bicarbonato de sódio aí de novo!

Para usá-lo como limpador de vaso sanitário, misture-o com óleo essencial e espalhe para cobrir toda a área do vaso. Então, deixe agir por meia hora. Depois, esfregue e puxe a descarga. Assim, seu vaso ficará limpo, desinfetado, brilhante e cheiroso.


#15 Produto “limpa-tudo” (sem ácidos)


Você vai precisar de... 

¼ xícara de vodka;
– 2 ¾ xícaras de água destilada;
– ¼ colher de óleo essencial de lavanda; ⅛ colher de óleo essencial de melaleuca (tea tree

Algumas superfícies demandam uma limpeza mais gentil. Nelas, é necessário evitar o uso de substâncias fortes – como vinagre, por exemplo. Nesse caso, você pode utilizar essa solução! Para isso, basta misturar os ingredientes acima em uma garrafa com borrifador. 

E aí, gostou dessas receitas caseiras para limpeza da casa?

Direct: apaixonada_por_organizacao




RECEBA NOSSA NEWSLETTER EM SEU EMAIL

Deixe seu email aqui. Preservamos sua privacidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS