Esportes

80 anos de união do Pacaembu e o Esporte Clube Pinheiros

Acervo do Esporte Clube Pinheiros

O amor e a dedicação do Esporte Clube Pinheiros se entrelaça com o do famoso estádio do Pacaembu.

Em 2019, o Esporte Clube Pinheiros (ECP) fez 120 anos de existência. O maior clube da América Latina viu de perto o nascimento do gigante Pacaembu e esteve presente no dia da sua inauguração em abril de 1940.

"O clube sempre teve presença marcada em atletas de alto rendimento e por isso é natural que nosso relacionamento seja tão estreito com o Pacaembu", evidencia Ivan Castaldi, Presidente do Esporte Clube Pinheiros (ECP).

Disputas históricas foram realizadas no estádio que hoje tem lugar para 37.730 espectadores, dentre elas um jogo da Copa de 1950 e os jogos Pan Americanos de 1963.
 
Este ano, que seria de comemoração para o estádio, se transformou em solidariedade. Pacaembu comemorou os seus 80 anos acolhendo o hospital de campanha do estado de São Paulo com 200 leitos para o tratamento da COVID-19.

O clube que foi fundado em 1899 passou pela gripe espanhola e pelo surto de varíola no início da sua fundação. Além de conflitos como a primeira e segunda guerra mundial e a revolução constitucionalista de 1932 em São Paulo.

O esporte rompe barreiras na vida das pessoas, ensina a solidariedade, empatia, ajuda no físico e no intelecto. "São valores que o Esporte Clube Pinheiros acredita, e que podem vencer este momento tão complicado em que vivemos. Precisamos como no passado cuidar muito r da nossa saúde, para logo voltarmos às nossas atividades", finaliza Ivan Castaldi, presidente do ECP.
 
Sobre o Esporte Clube Pinheiros
O ECP- Esporte Clube Pinheiros - nasceu em 1899 com a vocação para o esporte, cultura e educação. Com mais de 38.500 mil associados, a instituição entrega ao mundo atletas de alto rendimento, ensino de qualidade, e atividades dentro e fora do ECP que resgatam a sinergia entre as pessoas. Trata-se do maior clube da América Latina que agrega pessoas de várias faixas etárias, etnias, nacionalidades, e etc. A diversidade e o respeito são as nossas bases. Com uma infraestrutura adequada e tecnológica, o clube torna-se referência no esporte para os associados, parceiros, e brasileiros.
 
 
 
Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--