A ESCOLA DO ESPÍRITO DE SERVIR

A ESCOLA DO ESPÍRITO DE SERVIR

 

 

Há um folheto disponível aos hóspedes dos hotéis Marriott que descreve o compromisso institucional com as comunidades em que estão presentes. Falam do serviço sem fins lucrativos e auxílio às instituições de apoio social e ambiental. Porém, o que quero destacar é como eles denominam essa condição: espírito de servir nossas comunidades. Espírito de servir é uma expressão muito impactante e descreve bem um aspecto desejável em um funcionário e quero aqui pegar a expressão emprestada para lhe atribuir outro significado.

 

“SE VOCÊ NÃO ESTÁ SERVINDO O CLIENTE, SUA FUNÇÃO É SERVIR ALGUÉM QUE ESTEJA”.

 

 

Há tempos atrás apontei como uma característica importante para uma contratação, ou mesmo para a permanência de um funcionário, que ele fosse solícito, e na explicação coloquei a expressão espírito de servir. Agora, podemos falar um pouco mais dessa característica.

 

Espírito de servir é essa disposição para ser prestativo atento ao compromisso e com vontade de fazer o que precisa ser feito. Ou mesmo ver e perceber para tomar a iniciativa de se fazer alguma coisa em que a situação exija e, de fato, servir. Na verdade, todos dentro de uma empresa têm a função de servir de alguma forma, através de alguma tarefa para outra pessoa de outro departamento ou mesmo para o cliente final. A frase do sempre citado Karl Albrecht cabe bem aqui: “Se você não está servindo o cliente, sua função é servir alguém que esteja”.  Dessa forma, todos deveriam ter o espírito de servir e não somente aqueles que atendem o cliente.

 

A HUMILDADE DE SERVIR NEM TODOS TÊM

 

Mas há um problema. Servir não é propriamente alguma coisa muito comum da natureza humana. São poucos, muito poucos os que apresentam naturalmente a característica, podemos assim dizer, da humildade de servir, pois, ao servirmos, estamos pensando mais no outro do que em nós mesmos. Por isso, temos de encarar o desafio de entrarmos na escola do aprendizado de servir. Isso mesmo, uma empresa que queira estar totalmente voltada para a excelência no serviço ao cliente deve se transformar numa verdadeira escola do espírito de servir.

 

A LIDERANÇA DEVE SER FORMADA POR LIDERES SERVIDORES

 

É claro que as lideranças precisam não apenas ter esse espírito, mas também desenvolver a capacidade de ensinar os funcionários a também ter o mesmo espírito. Daí a necessidade de serem líderes servidores, exemplos para os demais e com uma enorme capacidade de ensinar. É assim que se cria uma empresa com excelência em seus serviços.

E então, vamos encarar o desafio e nos matricularmos nessa escola?

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


em-cantos-da-alma

Em(cantos) da alma

sentimentos-e-intuicao

Sentimentos e Intuição

amai-vos

Amai-vos

profecias

Profecias

eterno-nos

Eterno nós

mensagem-de-natal

Mensagem de Natal

a-escola-do-espirito-de-servir

A ESCOLA DO ESPÍRITO DE SERVIR


MAIS NOTÍCIAS