Mundo

ACNUR promove em Genebra primeiro Fórum Global sobre Refugiados

ACNUR / Caroline Gluck

O primeiro Fórum Global sobre Refugiados, um encontro mundial com a presença de líderes e ministros de várias partes do mundo, acontecerá entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2019 em Genebra, Suíça.

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e o Governo da Suíça sediarão conjuntamente essa reunião global no Palácio das Nações, sede do Escritório das Nações Unidas em Genebra.

A conferência global é o primeiro encontro de alto nível a acompanhar a implementação prática do Pacto Global sobre Refugiados, que foi afirmado pela Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque, em dezembro de 2018.

O objetivo do Fórum Global sobre Refugiados é incentivar a implementação prática dos objetivos proposto pelo Pacto Global e tornar a solidariedade internacional em ações concretas. Os refugiados estarão na vanguarda do Fórum, tendo sido envolvidos e consultados durante os encontros preparativos, como a Consulta Regional na América do Sul, realizada no mês passado, no Rio de Janeiro.

Os três dias do Fórum Global sobre Refugiados apresentarão compromissos e contribuições significativas, além de promover o intercâmbio de boas práticas que envolvem os Estados, as pessoas refugiadas, o setor privado, entidades das Nações Unidas, organizações da sociedade civil, ONGs, academia e líderes religiosos, entre outros, para desempenhar ações de forma coordenada e articulada.

De acordo com a programação ser realizada, na segunda-feira (16), será o dia dos eventos preliminares e especiais. Terça-feira (17) e quarta-feira (18) são os dois dias oficiais do Fórum Global sobre Refugiados, concentrando-se em seis áreas temáticas: arranjos para compartilhamento de responsabilidades, educação, emprego e meios de vida, energia e infraestrutura, soluções e capacidade de proteção.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--