Agronews

Agricultura biológica impulsiona sustentabilidade

Agrolink

A agricultura biológica desempenha um papel muito importante nos meios de produção, sendo capaz de impulsionar a sustentabilidade do setor, segundo informou o Dr. Adrián Müller, pesquisador do instituto ETH Zurique, da Suíça. De acordo com ele, sem ela, corremos o risco de perder ainda mais biodiversidade, continuaremos a poluir corpos d'água, gerando erosão e reduzindo a fertilidade do solo. 

“A forma como devemos fazer a transição para sistemas alimentares sustentáveis está sujeita a debates acalorados e polarizados. Os defensores dos sistemas de produção agroecológicos, como a agricultura orgânica, destacam os benefícios ambientais desses sistemas e argumentam que somente eles podem levar às mudanças necessárias. Defensores de sistemas intensivos de produção enfatizam a necessidade de altos rendimentos para salvar terras e garantir a segurança alimentar para uma população em crescimento e argumentam que sistemas extensivos não podem ser sustentáveis devido ao aumento do uso da terra”, escreveu em um artigo publicado no portal especializado mundoagropecuario.com. 

No entanto, ele afirma que precisamos superar esses debates polarizados e concentrar-se em intervenções políticas para apoiaras inovações e vez de apenas os sistemas tradicionais. “Em um comentário recente na revista  Nature Sustainability  , discutimos quatro grupos de intervenções políticas para uma transição para sistemas alimentares mais sustentáveis”, indica. 

"Os formuladores de políticas podem apoiar sistemas alternativos de produção, como a agricultura orgânica. Esse apoio pode assumir a forma de pagamentos diretos, fornecer treinamento e transferência de conhecimento e financiar pesquisas. O objetivo não é conseguir cobertura completa com qualquer sistema alternativo, mas aproveitar seu potencial e desenvolvê-los como vitrines da agricultura sustentável”, conclui. 

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--