Educação

Alunos do Colégio Sesi são selecionados para etapa nacional do Torneio FLL

A ausência da gravidade no espaço faz com que astronautas desenvolvam problemas de saúde como atrofia muscular e perda da massa óssea. De acordo com o estudo realizado pela Universidade de Marquette, permanecer por longos períodos no espaço faz com que o astronauta tenha uma perda de mais de 40% da sua capacidade muscular. Além disso, ao passar seis meses na Estação Espacial Internacional, um jovem saudável volta para a terra com os músculos de uma pessoa de 80 anos. Pensando nesses estudos, os alunos do Colégio Sesi de Francisco Beltrão desenvolveram o Traje Astrofísico Intermuscular (TAI), uma roupa que tem elástico e borracha nos dedos das mãos, dos pés, nos braços e pernas. O projeto foi apresentado na etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), que ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro, em Curitiba (PR).

Segundo Maria Eduarda Claro, uma das alunas que desenvolveu o TAI, ao usar o traje, o astronauta consegue se exercitar, fortalecendo a musculatura, evitando problemas de saúde. “Na Terra, nós temos a gravidade, que nos puxa para baixo e, ao pisar no chão, nós exercitamos o corpo. No espaço, a ausência da gravidade faz com que os astronautas não consigam fazer isso. Nosso projeto é uma solução barata, para um problema que atinge a maioria dos profissionais que vão para o espaço”, afirma.

O Torneio de Robótica First Lego League reuniu 630 alunos de 54 times, de todo o Paraná. Além disso, 70 alunos anjos colaboraram para que o evento desse certo. O papel ...

Cafè Gosto Bom

... deles no torneio foi auxiliar os jovens participantes, para que tudo ocorresse bem. “Foi um sucesso. Recebemos um feedback positivo dos alunos participantes, técnicos, diretores dos colégios e do público que assistiu ao evento. Todos se divertiram e aprenderam muito”, ressalta Ana Paula Costa de Oliveira, analista técnica do Sistema Fiep e coordenadora da FLL no Paraná.

 

Torneio em duas etapas

O FLL regional foi dividido em duas etapas. No dia 29 de novembro e no dia 30 pela manhã, o evento ocorreu para alunos do Colégio Sesi. Já no período da tarde e na manhã do dia 1 de dezembro, o torneio foi voltado para estudantes de escolas públicas, privadas e equipes de garagem. Os vencedores agora vão disputar na etapa nacional, que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de março de 2019, no Rio de Janeiro. Quem passar na seleção vai para a etapa internacional.

 

Confira os vencedores

1.º Torneio FLL - 29 e 30/11 para alunos do Colégios Sesi no Paraná

 

1.º lugar: Grupo Titanium - Colégio Sesi Umuarama

2.º lugar: Grupo 7th Connection - Colégio Sesi Cianorte

3.º lugar: Grupo Lego Landers - Colégio Sesi, unidade Boqueirão (Curitiba)

4.º lugar: Grupo Esquadrão Lego - Colégio Sesi, unidade CIC (Curitiba)

5.º lugar: Grupo The Gears - Colégio Sesi Rio Negro

Suplentes

6.º lugar: Grupo Digital Clashers - Colégio Sesi Londrina

7.º lugar: Grupo Strong Brain - Colégio Sesi Irati

 

2.º Torneio FLL - 30/11 e 01/12 para estudantes de escolas públicas, privadas e equipes de garagem

 

1.º lugar: Francodroid

2.º lugar: Discovery Talents

3.º lugar: Conectados

4.º lugar: Cyber Rex

5.º lugar: Fusion Robôs

Suplentes

6.º lugar: Doctors Machines Marvel

7.º lugar: Papa Power

 

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--