Utilidade Pública

Arrastão da dengue inicia nesta semana em Cafelândia

Prefeitura Municipal de Cafelândia

O arrastão da dengue em Cafelândia já começou. O Governo Municipal através das secretarias de saúde e agricultura informam que o arrastão seguirá o cronograma da coleta de entulho.

A equipe já está divulgando os panfletos com o cronograma pelos bairros e ele também estará disponível nas redes sociais da prefeitura. De acordo com o coordenador de endemias, Anderson Almeida, todo cuidado é essencial para eliminar os focos do mosquito. “Já iniciamos este trabalho, pois, estamos preocupados com a população. Pedimos para os munícipes colocarem os entulhos em frente à residência que estaremos recolhendo. Porém, é importante que todos leiam atentamente o que realmente será coletado”, comenta Anderson.  

O QUE SERÁ COLETADO?

Entulhos (móveis, pneus, entre outros) e materiais recicláveis que acumulam água. Restos de tijolos, concretos, entre outros resíduos de construção será coletado se estiverem devidamente ensacados. Para a coleta de galhos de árvores, o munícipe deve ligar na Secretaria de Agricultura (3241-4307) e agendar para que a equipe do Cidade Limpa vá até a residência solicitada com o triturador.

COMO COMBATER?

- Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.

- Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros

- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.

- Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.

- Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.

- Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto.

- Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.

- Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.

- Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lave bem o suporte no qual a água fica acumulada.

- Mantenha sempre limpo: lagos, cascatas e espelhos d'água decorativos. Crie peixes nesses locais, eles se alimentam das larvas dos mosquitos

- Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.

- Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.

- Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.

- Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.  

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--