Saúde

Atividades físicas e água são fatores fundamentais para a saúde

Começo de ano, novas metas, uma nova chance de melhorar a qualidade de vida, mas será que isso é tão fácil como parece ser? Na verdade isso depende de cada pessoa e de seus objetivos e causas. Alguns procuram formas mais saudáveis de viver, por problemas de saúde, outros querem melhorar a forma física e outros que apenas gostam de se manter com saúde.

A jovem Mayara Pauletto do Carmo, 23 anos, explica que ela pratica atividades físicas quatro vezes por semana e cuida de sua alimentação para manter a saúde. “Pelo bem estar físico, o exercício me deixa mais disposta para realizar todas as atividades durante meu dia, consequentemente faz com que eu me alimente bem e saudável, me proporcionado bem estar”. De acordo com ela, com o passar do tempo, se alimentar bem, tornou-se um hábito que a auxilia em suas atividades físicas.

Segundo a nutricionista Gabriela Buss, a alimentação correta, vinculada a exercícios como caminhada, corrida, ginastica e outros, auxilia não só apenas na parte física, mas também sanguínea. “Quando a pessoa se alimenta adequadamente e pratica algum tipo de esporte, ela tende a ficar com uma imunidade mais forte e com seus músculos do corpo mais firmes.” Gabriela destaca também a importância de tomar cuidados com alguns tipos de dietas. “Cada corpo reage de uma forma diferente, algumas dietas podem tanto ajudar quanto prejudicar a saúde das pessoas. Se algum conhecido pratica um tipo de dieta, isso não significa que a mesma servirá para você. É preciso sim fazer um acompanhamento com um especialista, onde o mesmo fará uma avaliação física e sanguínea para recomendar a melhor forma de dieta possível.”

A água também é um item muito importante para a saúde juntamente com a atividade física. Ela tem função reguladora da temperatura corporal e auxilia no transporte de oxigênio e nutrientes. Os músculos dependem de determinados sais minerais e a água para realizar toda e qualquer contração. Por isso, beber água durante o dia e também durante a atividade física é de extrema importância.

Gelson Junior, 49 anos, pratica exercícios há 24 anos e conta que chega a beber 3,5 litros ao dia. “É muito bom praticar exercícios, mas é importante lembrar de se hidratar. Mesmo praticando atividades ou ficando em casa, é muito importante tomar muita água para ter uma boa saúde.”

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--