Agronews

Avicultores se destacam com os melhores índices

Com 452 pontos de IEP (Índice de Eficiência Produtiva), o produtor Aurelio Dalmagro, do município de Cafelândia, é o destaque da semana na avicultura da Copacol. Além da melhor pontuação, o avicultor ainda alcançou um peso médio de 3.289kg, conversão alimentar de 1.599kg e uma crescimento diário de 74.75 g. 

Já na segunda colocação da semana ficou o cooperado, Sergio Gustavo Mezzari, de Nova Aurora, que alcançou 422 pontos. Com a terceira colocação ficou o produtor Rivelino Skura de Cafelândia, com 416 pontos. 

Os melhores da semana na avicultura, foi destaque no programa de rádio da Cooperativa, Estação Copacol desta quarta-feira dia 24. 

Além de apresentar os nomes dos produtores que se destacaram na última semana, a Supervisora de Fomento, Raquel Bortoluzzi, fez um alerta aos avicultores com relação a importância da ventilação noturna durante o período da estação outono. 

Segundo ela, neste período do ano ocorre muitas oscilações de temperatura, com o clima um pouco mais quente durante o dia e com temperaturas amenas durante à noite, pois é neste período que os produtores devem ficar atentos quanto a ventilação. 

“Existe uma tabela que deve ser afixada nos painéis, que os auxiliam com a quantidade minina de exaustores para cada semana de criação das aves, pois essa tabela é uma referência”, alerta a supervisora. 

Ainda durante a entrevista, Raquel reforçou o convite aos avicultores quanto as reuniões semestrais da avicultura, que serão realizadas: Amanhã dia 25, em Jesuítas na associação da prefeitura às 9 horas e às 14 horas em Formosa do Oeste. Em Nova Aurora e Cafelândia será na sexta-feira dia 26. Nova Aurora na Aercol local, às 9 horas e em Cafelândia às 14 horas, no salão I da Aercol. 

Para o cooperado, Aurelio Dalmagro, o bom resultado se deve as boas condições do clima, pintainhos de boa qualidade, aliado ao bom manejo e o cumprimento das recomendações técnicas, ou seja, uma somatória de esforços que faz da avicultura da Copacol uma das melhores do país. 

“A avicultura é uma importante fonte de diversificação, que proporciona ao cooperado uma alternativa a mais de renda na propriedade, e diante disso agradecemos a Copacol por nos dar a oportunidade de trabalharmos com essa atividade”, agradece Aurelio. 

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--