Saúde

Campanha de vacinação é prorrogada até 09 de junho

Assessoria Assis Chateuabriand

O grupo prioritário de Assis Chateaubriand, da campanha de vacinação contra a gripe tem até o dia 9 de junho para procurar a vacina nos postos de Saúde. O objetivo da prorrogação é aumentar a taxa de cobertura vacinal, especialmente entre crianças de 6 meses a 4 anos e gestantes. O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde na última segunda-feira (28).
Até agora no município de Assis Chateaubriand, a campanha já atingiu 79,07% do público-alvo. Ainda assim, o índice de cobertura vacinal em alguns grupos preocupa, como por exemplo as crianças de 6 meses e 4 anos que só 58,68% foram vacinadas. A vacinação entre gestantes também está abaixo do esperado com 71,96%, sendo 90% o esperado para todos os grupos, pelo menos.

Cartão e documento

Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica.

A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou até mesmo óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--