Comportamento

Celebridades usam redes sociais para protestar contra machismo na Copa

Um vídeo em que um grupo de torcedores brasileiros constrangem uma estrangeira durante a Copa do Mundo viralizou na internet desde que foi publicado neste domingo (17), dia em que a seleção brasileira estreou no campeonato com um empate contra a Suíça.
Gravado na Rússia, o registro mostra um grupo de brasileiros entoando um canto machista enquanto cerca uma jovem estrangeira. "Boceta rosa", gritam os torcedores. "Essa é bem rosinha", dizem também.
A moça, que aparenta não falar português, se empolga e começa a pular junto com os homens. A pedido de um deles, ela canta a frase.
Celebridades brasileiras usaram as redes sociais nesta segunda (18) para protestar contra o ato e mostrar sua indignação.
Nathalia Dil, no ar com a novela "Orgulho e Paixão" (Globo), escreveu: "Não é engraçado. É machismo, misoginia e vergonha, muita vergonha". O mesmo comentário foi feito por Débora Nascimento. As duas atrizes compartilharam uma versão do vídeo sem áudio.
"Brincadeira de mau gosto, de brasileiros, na Rússia, com uma mulher que sequer sabia o que estava repetindo", disse a apresentadora Fernanda Lima.
Mônica Iozzi também deixou clara a sua indignação. "Nojo. Vergonha. Revolta. Me recuso a postar o vídeo aqui. Me recuso a divulgar cenas que propaguem ódio, desrespeito, humilhação. Mas eu não conseguiria não falar sobre este vídeo horrendo. Constrangida por ver meu país sendo representado mundo afora por este tipo de gente. Indignada ao ver mais uma mulher sendo tratada com tamanho escárnio e desrespeito."
"Enquanto o Itamaraty orienta que os torcedores brasileiros evitem gestos de afeto em público na Copa, o machismo segue solto desrespeitando mulheres, objetificando e ridicularizando ...

cooperativa Sicredi

... como fizeram com essa torcedora russa. Alguma coisa está fora da ordem... Me recuso a postar o vídeo", disse a atriz e apresentadora Georgiana Góes.
Bruna Linzmeyer, Maíra Charken, Ingrid Guimarães e Marina Person também expressaram revolta com as imagens.
A namorada de Neymar, Bruna Marquezine, não ficou de fora do protesto: apesar de não ter compartilhado as imagens em suas redes sociais, ela comentou uma postagem do vídeo, classificando-o como vergonhoso.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--