Educação

Colégio Estadual Alberto Santos Dumont e o Ensino de Arte na escola

Durante o ano os professores desenvolvem os planejamentos, inicialmente organizados nos primeiros dias letivos. Esses planejamentos são planos de ensino, os quais são aplicados com os alunos durante cada trimestre do ano.

Os objetivos a serem alcançados variam conforme série, idade e disciplina ministrada.

Neste artigo o foco será a disciplina de arte, a qual tem um papel fundamental na formação do sujeito, pois os objetos mais do que serem vistos e ouvidos, precisam ser compeendidos em seus significados, tendo como objeto de estudo o conhecimento estético que está relacionado a apreensão  do objeto como criação de cunho sensível e cognitivo e a produção artistica que está relacionada aos processos do fazer e da criação.

 

O ensino da arte possibilita a ampliação do horizonte perceptivo, do raciocinio, e da sensibilidade do senso critico e da criatividade, levando o educando a relacionar os conteúdos e atividades com o cotidiano, expressar-se  por meio de atividades artisticas, as vivencias emocionais, desenvolver a expressaõ pessoal e a criatividade, aprimorar a confiança no seu discernimento ao ser incentivado a criar e avaliar; além de compreender as manifestações culturais e seu contexto formador quanto a importância e função da arte na sociedade.

 

A arte é um reflexo da sociedade e ela existe antes mesmo da linguagem escrita, pois foi o desenho a primeira forma de comunicação. Exemplo disso, são os desenhos feitos nas paredes das antigas cavernas, os quais nos mostraram como viviam nossos antepassados e como se deu a evolução dos homens. A arte permite aos nossos alunos conhecer e respeitar a cultura dos povos que componham nossa sociedade desde nossa colonização.

 

Neste mês algumas turmas juntamente com a Professoa Ermiliana Gonzales Rios (Profª Mila) estão desenvolvendo a técnica de desenho e pintura, em que as imagens são definidas por pequenas manchas ou pontos. Essa técnica é chamada de Pontilhismo.

O Pontilhismo foi desenvolvido e criado na França com grande impulso de Georges Seruat e Paul Signac, em meados do século XIX. Normalmente, essas obras são feitas de tinta a óleo por conta da expessura e a não tendência de escorrer pela tela.

O Pontilhismo é uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista, o qual foi um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX,  vivia-se nesse momento a chamada Belle Époque ou Bela Época em português. O nome do movimento é derivado da obra "Impressão: nascer do sol" (1872), de Claude Monet que foi um célebre pintor francês entre os pintores impressionaistas.

Os alunos do segundo ano realizaram a produção de desenhos nos quais, após compreender todo o contexto cultural existente no período que surgiu a tecnica de pintura, aplicaram em suas produções os métodos e procedimentos criado no século XIX.

Outro movimento artistico estudado foi o Realismo, o qual é voltado para a representação da realidade vivida pela sociedade, muitas vezes através de críticas a temas sociais, de forma simples. A linguagem realista é direta e objetiva, contrária ao subjetivismo característico do Romantismo.

O Realismo no Brasil teve o seu início, oficialmente, em 1881, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais célebre autor, Machado de Assis. Essa escola somente entra em declínio com o surgimento do Parnasianismo, por volta de 1890.

 

 

Reciclar com Arte: Produção e Conscientização

 

Os alunos do ensino médio estão estudando a história da arte grega, suas curiosidades e costumes.  Esse povo valoriza especialmente as ações humanas, na certeza de que o homem era a criatura mais importante do universo. Isto  se refletiu nas pinturas em especial nos vasos gregos que também contavam o cotidiano da época.

A arte na cerâmica proporcionou uma forma de realização da pintura grega. Os vasos gregos não eram conhecidos apenas pelo equilíbrio e forma, eles também são conhecidos pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Normalmente, as pinturas dos vasos buscavam representar pessoas em suas atividades diárias e, principalmente, cenas da mitologia grega. 

A Professora Mila, tendo como objetivo de proporcionar uma aula prática para que os alunos desenvolvessem de forma criativa os seus conhecimentos sobre o conteúdo abordado sobre a História da arte Grega,  elaborou um projeto de produção de vasos gregos nas aulas de arte a partir da reutilizaçao de materiais de reciclagem com o objetivo de promover a conscientização e mudanças de valores e atitudes para que os alunos e suas famílias criem diferentes possibilidades de utilização do material a ser reciclado. Neste trabalho, a professora ensinou os alunos a reutilizar garrafas pets, potes de plástico e jornais velhos para a produção de vasos gregos.

O artesanato com garrafa pet é uma das técnicas mais utilizadas em nosso país. A garrafa pet é imensamente utilizada para criar adornos, objetos decorativos e até móveis. A escola, desde os primeiros anos incentiva a conscientização de materiais de reciclagem.

Por Professora Hebe Girelli da Silva

 

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--