Agronews

Conselho Mundial da Avicultura assina no Brasil compromisso com objetivos de desenvolvimento sustentável da FAO

Divulgação

O International Poultry Council (IPC) assinou um compromisso setorial global com as práticas ambientais e sustentáveis propostas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), no dia 29 de agosto, em São Paulo (SP).

A assinatura do Termo de compromisso foi feita pelo presidente do IPC, Robin Horel, e pelo oficial sênior de produção animal da FAO, Badi Besbes.

O acordo firmado pelo IPC se concentra em cinco ODS:

  1. Fome zero (ODS 2) - compartilhando boas práticas e promovendo a produção sustentável;
  2. Boa saúde e bem-estar (ODS 3) - promover as aves domésticas como uma escolha saudável e compartilhar boas práticas de gestão e fabricação;
  3. Educação de qualidade (ODS 4) - capacitação para garantir alta qualidade e produção sustentável;
  4. Indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9) - Apoiar a industrialização inovadora e sustentável;
  5. Ação climática (ODS 13) - redução de gases de efeito estufa e outras emissões.

Ricardo Santin, vice-presidente do IPC e diretor-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) - que é signatária do conselho –, destaca que o acordo é a consolidação de um compromisso já assumido pela avicultura mundial com a sociedade, pensando em sustentabilidade e segurança alimentar.

“Produzir mais alimentos com utilização de menos insumos e preservação de recursos naturais é, há anos, um princípio de trabalho da avicultura mundial.  Neste sentido, o compromisso do IPC reafirma a postura setorial com a humanidade e o meio ambiente”, afirma Santin.

Maior encontro já realizado – A capital paulista recebeu o maior evento já realizado pelo IPC, que aconteceu em paralelo ao Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS) – maior evento dos setores do Brasil, ocorrido entre 27 e 29 de agosto, no Anhembi Parque.

Ao todo, mais de 100 lideranças das 29 maiores nações produtoras de carne de frango do mundo (equivalente a 87% da produção global) participaram da programação realizada no Brasil.  Além de palestras exclusivas para o grupo, membros do Conselho participaram de ações especiais, como a visita técnica ao frigorífico da Cooperativa Lar (Medianeira/PR).  Desta missão, participaram o presidente e o vice-presidente da USAPEEC (EUA), Jim Sumner e Jean Murphy, a diretora técnica da CPEPC (Canadá), Stig Larsen, a Secretária-geral da AVEC (União Europeia), Birthe Steenberg, a Secretária-geral do IPC, Marilia Rangel, e o diretor-executivo da ABPA, Ricardo Santin.

“A agenda de trabalho do IPC ocorreu em um nos mais importantes momentos para o setor de proteína animal do país.  A forte adesão dos países membros na agenda de eventos em território brasileiro ressalta o interesse global em interagir

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--