Esportes

Corrida e Caminhada Melanoma Brasil será no dia 16 de dezembro, em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu (PR) recebe, no dia 16 de dezembro (domingo), a 1ª Corrida e Caminhada Melanoma Brasil. A largada do evento ocorre no Gramadão da Vila A, às 8h.  A iniciativa é do Instituto Melanoma Brasil e faz parte da campanha “Eu Protejo Minha Pele”, dentro do movimento Dezembro Laranja. A ideia é conscientizar esportistas e população sobre o melanoma, tipo de câncer de pele mais perigoso e letal. A ação conta com o apoio da Itaipu.

A corrida terá um percurso de 7,7 km. Já a caminhada, 4,4 km. As inscrições seguem até o dia 13 de dezembro, por meio do site www.ticketagora.com.br/melanomabrasil. O valor é de R$ 60. Para grupos com mais de 20 pessoas, fica R$ 55 cada.
Todos os inscritos receberão camiseta com proteção UV e amostra de protetor solar, entre outras surpresas. O kit atleta deverá ser retirado no dia 15 (sábado), das 10h às 18h, na Adidas, no 2º piso do Cataratas JL Shopping (Avenida Costa e Silva, 185 – Centro).

Segundo a presidente do Instituto e gerente da Divisão de Relações Públicas da Itaipu, Rebecca Bonomo Montanheiro, o evento irá lembrar da importância de se adotar medidas de fotoproteção durante as atividades esportivas ao ar livre. “Exercícios físicos trazem inúmeros benefícios à saúde e auxiliam na prevenção do câncer e outras doenças, mas é fundamental praticá-los com segurança”, alertou.

Melanoma
O câncer de pele é o tipo de maior incidência no Brasil e, sozinho, apresenta mais casos do que os outros 17 tipos de tumores, ...

Cafè Gosto Bom

... segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O melanoma é um tipo de câncer de pele originado nos melanócitos – células que produzem a melanina, substância responsável pela cor da pele. Apesar de menos comum, pois representa apenas 5% dos tumores malignos de pele, é o de maior gravidade e mortalidade, devido a sua grande capacidade de produzir metástases – quando as células tumorais comprometem outros órgãos.

Somente neste ano, a estimativa é de 6.260 novos casos de melanoma no País, sendo 2.920 homens e 3.340 mulheres no Brasil. A região Sul é a de maior incidência. São 5,71 casos a cada 100 mil homens e 4,74 casos a cada 100 mil mulheres.
"A intenção é fomentar o acesso à informação. A população em geral e mesmo os pacientes diagnosticados com o melanoma não conhecem a doença. Isto mostra a falta de conhecimento sobre este tema”, ressalta Rebecca. “Neste ano, todas as ações da ONG estão dando ênfase aos atletas, amadores ou não, com grande exposição ao sol. Nada melhor do que promover essa corrida para mostrar que todos precisam tomar os mesmos cuidados", finalizou.

Instituto
O Instituto Melanoma Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos que atua na divulgação e conscientização sobre o melanoma. Entre seus objetivos está promover a educação sobre a importância do autocuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce para toda a população.

Além de promover ações de comunicação, o Instituto também acolhe, incentiva o relacionamento e troca de experiências entre pacientes diagnosticados com a doença e os apoia em sua jornada contra o melanoma. O Instituto nasceu em abril de 2014, após o diagnóstico de melanoma de sua idealizadora, Rebecca Montanheiro.

Além da Diretoria Executiva, a organização conta com um Comitê Científico, formado por médicos dermatologistas, oncologistas, cirurgiões e psicólogos, e coordena o Grupo de Apoio e Acolhimento a Pacientes, hoje com mais de 250 pacientes cadastrados. O Instituto Melanoma Brasil conta com chancela e apoio institucional da fundação norte-americana AIM AT Melanoma e do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM).

Com informações da assessoria do Instituto Melanoma Brasil.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--