Cotidiano

Cuidados na Virada de Ano

Virada de ano é sempre uma festa, tem família ou amigos reunidos, tem uma janta saborosa com lentilha, churrasco, champanhe e muita bebida, tem fogos de artifício que todo ano da polêmica, para quem gosta tem praia, para quem é mais caseiro tem sossego, ou não.  Mas para toda essa animação não acabar em estresse ou até mesmo em algumas tragédias, é preciso tomar alguns cuidados.

Bebidas alcoólicas – Tomar umas cervejas, vodkas, vinhos, champanhes, batidinhas e tantas outras bebidas, durante a virada, é gostoso, mas também não dá para exagerar. Entre tantas coisas que o excesso de bebida alcoólica gera, algumas são: Overdose, Coma alcoólico, além de que o uso excessivo e prolongado do álcool pode irritar a mucosa estomacal, causando a gastrite, além destes, consequências mais graves como o aumento da pressão arterial, problemas no coração e pâncreas, hepatite e cirrose. Por isso é bom tomar cuidado tanto na quantidade de bebida, quanto na mistura delas. E principalmente se beber não dirija.

Trânsito – Já que falamos de bebida, logo temos o Trânsito. Normalmente na virada do ano, a maioria das pessoas vão para os centros da cidade assistir os shows de fogos de artifício, mas muitas delas acabam se descuidando no trânsito, não respeitam pedestres, motociclistas e nem mesmo os outros motoristas. Por isso, muito cuidado no trânsito, use o cinto de segurança e a cadeirinha correta para as crianças. Não beba antes de dirigir, tenha respeito no trânsito e aproveite a sua virada.

Fogos de artifícios – Na virada não podem faltar os fogos de artifícios, sejam eles barulhentos, seja eles coloridos e tantos outros. Mas é preciso saber manusear um foguete para que não ocorra nenhum acidente. De acordo com um levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), mostra que o manuseio impróprio de fogos de artifício levou aos hospitais mais de cinco mil pessoas entre os anos de 2008 e 2017. Por isso é preciso ter muito cuidado. Leia as instruções na embalagem, não deixe nenhuma criança mexer com isso, pois não é um brinquedo, não aponte o equipamento para as pessoas durante o manuseio, algo que é para ser comemorativo, pode se tornar um momento de tristeza.

Praias e Piscinas – Com o calor do verão, muitas pessoas aproveitam para passar o ano novo em praias e piscinas, mas é preciso lembrar de alguns cuidados, como as crianças em lugares fundos tanto na piscina quanto na praia, usar o protetor solar, pois até mesmo a campanha Dezembro Laranja, destaca a importância do cuidado com o câncer de pele, cuidado em entrar na água com o estomago cheio e entre outros.

É preciso sim tomar alguns cuidados para se ter uma virada de ano boa e festiva, sem problemas ou acidentes. Um feliz Ano Novo e boas festas.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--