Saúde

Dia Nacional da Vacinação: Paraná registra aumento da cobertura vacinal contra gripe, sarampo e febre amarela

No dia 17 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Vacinação, quando são realizadas diversas campanhas para que a população entenda a importância da imunização. Segundo o DataSUS, a vacinação contra a gripe e a febre amarela no Paraná, quando comparada a 2018, apresentou aumento de 46%, com um total de 529,7 mil doses aplicadas a mais do que no ano passado. E o Ministério da Saúde se manifestou em relação ao aumento da distribuição da vacina que protege contra o sarampo, a Tríplice Viral, para o Brasil todo. Em 2018, a cobertura contou com 30,6 milhões de doses e, neste ano, a instituição disponibilizou 60,2 milhões – aumento de 49%. E no laboratório Frischmann, referência em cuidados com a saúde no Estado, verificou-se que em janeiro a setembro de 2018 cerca de 180 doses foram aplicadas contra o sarampo, já no mesmo período deste ano registrou 200 aplicações. Ainda, avaliando o mesmo período do ano passado, foi computado 100 doses da vacina de febre amarela. Neste ano o registro apontou um aumento para 400 doses.

De acordo com o boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o Paraná já registrou 90 mortes este ano em decorrência do vírus Influenza. Para a diretora médica do Laboratório Frischmann, que integra a Dasa, Myrna Campagnoli, é essencial que as pessoas procurem os centros de atendimento para evitar surtos no país. "A vacinação é a principal maneira de se prevenir contra a influenza e deve ser repetida anualmente, devido à necessidade de atualização da vacina", afirma Myrna. De acordo com o DataSUS, o número de doses aplicadas subiu mais de 88% - em 2018 foram apenas 10.970 mil doses aplicadas no Paraná, enquanto este ano já são mais de 94,5 mil.

Outra doença que os paranaenses devem ter atenção é a Febre Amarela. Originária da África, ela é transmitida por mosquitos e é muito frequente em estados próximos à região amazônica. Contudo, o surto da doença já se espalhou por boa parte do país. De acordo com os dados do governo do Estado do Paraná, houve 480 notificações da doença de julho de 2018 a junho de 2019, com 17 casos confirmados e uma morte. As regiões de Paranaguá, Curitiba e Ponta Grossa foram as mais atingidas no período. Acompanhando o aumento dos casos, a vacinação também registrou incremento de doses aplicadas, saindo de 609,9 mil vacinas em 2018 para mais de um milhão este ano.

"Esse aumento no número de vacinas se deve à chegada do surto das doenças ao sul do país. Por exemplo, durante o mês de fevereiro houve uma adesão maior à imunização contra a febre amarela. Já a vacina contra o sarampo apresentou um aumento significativo em julho, quando comparado a outros meses", explica Myrna.

Recentemente, a Sesa divulgou 26 novos casos de sarampo no Paraná, sendo Curitiba a região com maior número de episódios confirmados. "É importante ressaltar que as vacinas ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico e nos deixam mais resistentes ao vírus", completa Myrna. "O ponto principal é a população entender que a vacinação acaba protegendo determinados grupos de pessoas que não podem ser vacinados, como é o caso de bebês menores de seis meses", finaliza.

 

 

Sobre o Frischmann Aisengart

O Laboratório Frischmann Aisengart, que integra a Dasa – Líder Brasileira em Medicina Diagnóstica, é o maior laboratório do Sul do Brasil com mais de 40 unidades de atendimento em Curitiba, Região Metropolitana, litoral e interior do Paraná, além de um Núcleo Técnico-Operacional localizado em São José dos Pinhais, onde são processados os exames. Com mais de 70 anos de história o Frischmann Aisengart é referência em medicina diagnóstica, realizando mais de três mil diferentes tipos de exames de análises clínicas. Além disso, oferece soluções diferenciadas e alto padrão de atendimento, contando com os serviços de Coleta Domiciliar, Web-Exame, Teste de Paternidade, Exames Toxicológicos, Exames Genéticos e Vacinas. Para mais informações acesse: www.labfa.com.br.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--