Educação

Santos Dumont realiza projeto Páscoa Compartilhada

Foi realizado na manhã de 17, no Centro de Convivência do Idoso as apresentações de músicas, poesia, jogral e dança dos alunos dos sextos anos. Essas apresentações fazem parte do projeto Páscoa Compartilhada do Colégio Estadual Alberto santos Dumont.

Este projeto foi elaborado com a colaboração dos professores, diretores e pais de alunos com intuito de dignificar o real sentido da Páscoa além de promover a fraternidade no âmbito escolar com a participação da família na escola.
Durante o último mês, foram realizadas reuniões com os pais, alunos e professores para explicar como funcionaria o projeto Páscoa Compartilhada. Durante as reuniões equipe escolar pediu apoio aos pais para que ocorresse o desenvolvimento do projeto.


Os professores também trabalharam dentro do tema da sustentabilidade, pois ensinaram seus alunos o trabalho de reciclar as caixas de leite já utilizadas para produzirem cestinhas de Páscoa, nas quais receberiam doces e chocolates de seus professores como concretização do projeto desenvolvido.
O projeto foi um sucesso! 

O dia iniciou sobre a origem histórica da Páscoa a qual é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. Esta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (21 de março). Ainda hoje, os cristãos celebram a Páscoa valorizando e enfatizando a importância da ressurreição de Jesus Cristo.

Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.  

Após, foi realizado apresentação dos  principais símbolos da Páscoa e o que cada um significam. 

Os símbolos são: ovos, coelho, cordeiro, círio pascal, Colomba pascal, sinos Pão e vinho.

Coelho da páscoa: simboliza a fertilidade e a esperança de vida nova.

Ovos de Páscoa: assim como o coelho, o simbolismo dos ovos está relacionado com uma nova vida e com a fertilidade.

Cordeiro: Moisés sacrificou um cordeiro em homenagem e agradecimento à Deus pela libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Também simboliza, do ponto de vista cristão, Jesus Cristo, que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.

Sinos: são eles que anunciam, nas igrejas católicas, a ressureição de Cristo no domingo de Páscoa.

Círio Pascal: é uma vela acessa com as letras gregas "alfa" e "ômega" (início e fim). A luz da vela representa a ressureição de Cristo.

Colomba pascal: criado na Itália, é um pão doce em formato de pomba. A pomba simboliza a paz de

Cristo e também a presença do Espírito Santo.

Pão e vinho: simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia (Santa Ceia).

Após a apresentação dos simbolos os alunos do 6º ano A,B,C, D e E os estudantes apresentaram poesias, jograis, apresentção de danças e músicas relativas ao contexto do projeto.

Projetos como este visam também estimular os alunos a vencer suas limitações frente a necessidade em relizar apresentações em publico. A timidez limita a expor grandes ideias e nosso objetivo e formar cidadaos capazes de ler, refletir, discursar, se concentrar em demonstrar, expor e compartilhar suas ideias, encarando a plateia ou grupo; deixando a insegurança cada vez menor durante seu percurso escolar.

As professoras responśaveis pela organização foram: Professora Célia Ivone Pascoali, Clenine Busetti, Cleide Gatto Menon, Elcy Terezinha de Almeida ferreira, Ermiliana Gonzales Rios Malagutti, Silvana Krombaur e Zenilda Apº Correa dos Santos.

O projeto obteve o resultado desejado e foi muito elogiado pela qualidade das apresentações realizadas pelos alunos, os quais se mostraram comprometidos na realização de todo o projeto.

PROJETO REVITALIZAÇÃO

O Colégio Estadual Alberto Santos Dumont do Município de Cafelândia – Pr, elaborou projetos com o intuito de promover a Educação Ambiental com foco na qualidade de vida, aproveitando os espaços ociosos da escola.

As diretrizes curriculares, documento que subsidia as práticas pedagógicas, afirma que há necessidade de transformação do comportamento humano com a natureza, sendo esta trabalhada de forma contínua e permanente.

Nesse sentido, os projetos têm como finalidade o plantio de flores, gramas e revitalização dos espaços, mais do que a ação prática, esse trabalho detém um cunho ambiental que visa conscientizar os educandos à necessidade de buscarem ações de cidadania, preservando e conservando também o ambiente em que vivem além do espaço escolar.

Assim vindo ao encontro dos benefícios da qualidade de vida e promover o espírito de cooperação, os professores, elaboraram dois Projetos: “ Revitalização o Campo de Futebol da Escola”, e o Projeto de “Revitalização do espaço ambiente escolar”. Sendo o primeiro, o qual da restauração do campo e oportunizará promover, após sua conclusão a atividade física ou desportiva, as quais auxiliam a manter a qualidade de vida do indivíduo, como o seu sono, humor, disposição mental e física, alimentação, redução da ansiedade e melhoria no auto estima, interação social, etc.

E o segundo tem por objetivo despertar nos alunos o interesse pela importância de viver em um ambiente sustentável, conscientizando-os sobre o aproveitamento racional em pequenos espaços. A participação das crianças no projeto foi fundamental, pois foram estimulados sobre a importância do plantio, transplante de mudas, controle das ervas daninhas.  O processo também serviu para estimular as crianças ao trabalho solidário, a divisão de tarefas e de ajuda mútua, com apoio dos professores e funcionários da escola.

Professores responsáveis: Adriano Miranda Gome; Cleusa Fernandes Ramos; Lenir Roque;  Meirelene dos Santos; Cleide Gatto Menon; Claudia ;   Junior;   Aldo; Hélio; Meire; Solange.

 

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--