Cotidiano

Educação de Assis investe na capacitação de merendeiras

Prefeitura de Assis Chateaubriand

Os investimentos do Governo de Assis Chateaubriand na educação pública também passam pela oferta de uma merenda escolar de qualidade e capacitação das profissionais responsáveis pelo preparo da alimentação servida aos 3.800 alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Nesta terça-feira (23), a Secretaria de Educação e Cultura finalizou o curso de formação das 45 merendeiras que atuam nas 14 escolas e 5 CMEIs. Com início no dia 17, os treinamentos teóricos e práticos foram básicos em panificados, manipulação de alimentos e técnicas de higiene.

A merenda escolar oferecida em Assis é reconhecida pela sua qualidade e vista como referência, sendo acompanhada por duas nutricionistas. As refeições são variadas e para cada dia há um cardápio diferente.

“Em três dias da semana são servidos alimentos como carnes de frango, bovina, suína ou peixe, saladas, legumes, arroz, feijão, macarrão, polenta e canjiquinha. Nos outros dois dias, a merenda é baseada em pães caseiros (integral, branco, de milho e rosca doce), bolo, torta salgada, bolacha caseira e frutas, além de chá, leite ou suco natural em polpa”, explica a nutricionista Janaína Lopes, da Secretaria de Educação.

O prefeito, João Pegoraro, destaca que grande parte dos alimentos entregues nas escolas são adquiridos pelo Município de produtores locais que integram a Agricultura Familiar, como forma de valorizar e prestigiar a qualidade dos produtos fabricados artesanalmente e sem agrotóxicos.

A capacitação de merendeiras aconteceu na Escola José Paschoal de Paula, das 8h às 17h, e foi realizada em parceria com o Sindicato Rural Patronal e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

“Além da interação com a troca de experiências, proporcionando uma diversificação no cardápio, a formação trouxe informações importantes para garantir a segurança e a qualidade da merenda servida aos alunos”, comenta a secretária de Educação, Fátima Aparecida Sobral.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--