Estepe na traseira pode acabar?

Você deve estar estranhando a foto do Ecosport que ilustra esta matéria. É isto mesmo que você esta vendo trata-se de um modelo sem o estepe. Ele existe, mas, esta no porta malas como todo mortal, ops.. bom,  um dia ele se irá também,  pode ter certeza, vai morrer..., mas voltando,  foi durante o Salão de Genebra (Suíça), no início de 2015, a Ford preparou uma surpresa que agradou muitos fãs da marca: uma versão

do EcoSport sem o controverso estepe na traseira. Apesar de o modelo ser apenas um protótipo, no evento, logo em seguida a Ford ofereceu a novidade na Europa em maio do mesmo ano. E no Brasil? Segundo apurado não há nenhuma previsão de que as mudanças também serão adotadas no País.

Para os que não sabem o modelo é um Projeto totalmente brasileiro, a segunda geração do Ford EcoSport foi lançada em 2013 e passou a fazer parte do plano One Ford, tornando-se um modelo global.

ESTETICAMENTE LINDO E VISUALMENTE HORRIVEL!

Mas por que comprar um SUV se não morre de amores pelo estepe pendurado? Queria um SUV urbano e compacto? Os que existem no mercado (ASX, Sportage, ix35) são maiores? O EcoSport, Fox e outros teriam a medida ideal? Então, muitos  acham que o estepe por fora não fica legal e o carro não tem aquela aparência de jipe [com linhas mais quadradas] de gerações anteriores e desta forma, algumas pessoas não estão muito dispostas a esperar e pedem para fazer a mudança por conta própria conforme foto.

Se ...

Calhau anuncio noticias

... outrora os motivos eram práticos, atualmente o estepe fica na tampa traseira por razões puramente estéticas. Uma observação: isto é uma preferência do consumidor brasileiro, sendo vista com muito menos frequência em outros mercados. O que poucos sabem são os inconvenientes causados pela peça do lado externo, algumas bem óbvias e outras conhecidas apenas por reparadores e especialistas.

INCOVENIENTES? TEM BASTANTE.

1 – Visibilidade: Como a parte superior do pneu cobre a área inferior central do vidro, por onde o motorista olha primeiro ao fazer manobras de ré, a visibilidade traseira se mostra prejudicada pela peça.

2 – O pneu fura com facilidade em pequenos impactos: Caso o motorista encoste ou bata o estepe com mais força em algum obstáculo, ele fura com facilidade.

3 – Em caso de impactos traseiros de grande proporção, o valor dos reparos se mostra muito mais alto: E os casos de perda total também são mais frequentes devido o envolvimento de mais partes como; tampa traseira, suporte e a própria roda e pneu.

4 – Abertura do porta-malas: Veículos com estepe externo necessitam de bastante espaço para se ter acesso ao porta-malas, pois a tampa abre para a lateral, não para o alto.

5 – Roubos: Normalmente, costuma ser o primeiro inconveniente a ser lembrado.

6 – Troca de pneus: Quando um pneu fica avariado e é necessária a utilização do estepe, esta operação se mostra mais trabalhosa em comparação com um veículo comum, pois é necessário retirar todos os dispositivos de segurança como travas e parafusos especiais.

O LADO PRATICO EXISTE.

Os SUV´s e veículos de proposta aventureira ganham cada vez mais espaço no mercado brasileiro e mundial. Seu design se inspira nos jipes e utilitários antigos, os quais tinham seus estepes fixados na parte externa do veículo, como o intuito de facilitar as trocas e liberar espaço no interior do veículo, posto que, antigamente,  os pneus sofriam avarias com mais frequência.

Além do fato de que ergonomicamente falando, para retirar o estepe da tampa sua coluna fica melhor posicionada do que se tivesse que se arcar para retirar o conjunto de dentro do porta malas.

No Brasil pode existir um uso desnecessário de estepes na tampa, mas nos caso dos jipes, estepe na tampa é o melhor lugar e mais pratico na hora de fazer a substituição, não suja o carro por dentro, fica alto o suficiente para não ser atingidos em uma batida traseira, dispensa o esvaziamento total do porta malas para ser acessado. Tem seus contras como todas as outras opções, mas está longe de ser a pior opção.

Qual a sua opinião?

 

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


o-efeito-borboleta-e-os-pensamentos

O Efeito Borboleta e os Pensamentos

como-ficar-invisivel

Como Ficar Invisível

po-esia-1

Pó-esia

passa-se-tempo

Passa (se) tempo

pare-de-praticar-lucros-ruins

PARE DE PRATICAR LUCROS RUINS.

impossibilidades-possiveis

Impossibilidades Possíveis


MAIS NOTÍCIAS