Agronews

Festival do Tambaqui arrecada quase 4 mil quilos de alimentos

Guilherme Martimon/Mapa

O Festival Tambaqui da Amazônia arrecadou quase 4 mil quilos de alimentos não perecíveis. O evento, realizado pela primeira vez na Esplanada dos Ministérios, ocorreu na última quarta-feira (7). O público participante levou um quilo de alimento não perecível e em troca recebeu uma banda de tambaqui assado.  Os alimentos serão entregues a instituições de caridade. 

Durante o festival, foram distribuídas cerca de 7 toneladas do peixe assado em grandes churrasqueiras feitas de tijolos, para mais de 4 mil pessoas. A enorme quantidade do pescado foi doada por produtores de Rondônia, estado com a maior produção de peixes nativos em cativeiro, principalmente da espécie tambaqui (Colossoma macropomum). O tambaqui é criado em tanques escavados, não havendo pesca predatória (a espécie não é retirada dos rios).

O secretário de Aquicultura e Pesca do ministério, Jorge Seif Júnior, comemora o sucesso do festival, realizado pela primeira vez em Brasília, que teve como objetivo tornar o peixe amazônico mais conhecido, incentivar a piscicultura no país, dar maior visibilidade à cadeia produtiva e alavancar o consumo nacional de peixe. Ele destacou ainda o apoio dos parceiros, como o Sebrae. “Nós acreditamos na força do Sebrae e todo apoio que ele pode dar na cadeia produtiva brasileira”, disse o secretário.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) também apoiou e ofereceu degustação de creme, almôndegas e caldo de tambaqui ao público. Foram servidas 3.500 porções. Já a Subsecretaria de Defesa Agropecuária do DF promoveu palestras e distribuição de materiais sobre a importância do consumo de pescado, a produção de tambaqui, os cuidados sanitários na criação dos peixes, boas práticas de fabricação e o processamento de peixes na indústria.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--