Saúde

Governo quer garantir que todos os postos de saúde do país tenham acesso à internet

Mais de 16 mil postos de saúde de todo o país terão sua conectividade ampliada pelo Governo Federal. Na prática, isso significa levar acesso à internet às unidades que ainda não possuem. Desta forma, o objetivo é levar acesso dos serviços de internet aos mais de 42 mil postos de saúde do país, totalizando 100% das unidades. Essa medida é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, como uma das medidas de enfrentamento do coronavírus. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, explicou que essa integração vai se tornar um marco para o SUS.

“Isso é algo que a gente vai fazer em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e vai ficar como uma medida estruturante. Quer dizer, isso é algo que a gente sempre sonhou no sistema de saúde que é interligar o nosso sistema todo por internet. E o passo seguinte vai ser captar essas informações em tempo real. Eu acredito que isso vai ser um marco para o nosso sistema de saúde”.

As unidades que ainda não estão conectadas passarão a contar com internet e  atendimento do provedor durante 24 horas e todos os dias da semana. De acordo com o ministro, Luiz Henrique Mandetta, esses serviços começam a ser instalados ainda neste mês.

“A chamada para essa qualificação para contratação do serviço iniciou segunda-feira (06) e o trabalho deve ser concluído até o final de abril. E o foco é alimentar o SUS com informações necessárias para o controle. Nos primeiros quatro meses da prestação de ...

Moinho Consolata

... serviço, as empresas contratadas farão um trabalho voluntário, por tanto, sem ônus para a gestão pública, segundo informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações”. 

O foco da medida é alimentar o Sistema Único de Saúde com informações necessárias para o controle da Covid-19 e ações de enfrentamento da doença, como proporcionar condições técnicas para a execução das atividades de Telemedicina. Além disso, o programa vai  permitir aos profissionais de saúde e gestores mais eficiência no atendimento e continuidade ao cuidado do paciente em qualquer tempo e lugar. 

 

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--