Governos

"Certificação consolida resgate da missão da Fundetec"

Governo Municipal de Cascavel

Proposta do prefeito Leonaldo Paranhos de resgatar a missão da Fundetec agente de inovação e empreendedorismo ganha força com certificação proposta pelo Governo do Estado

A Fundetec (Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel), recebeu ontem (15), em Curitiba, a certificação de credenciamento provisório de Parque Tecnológico do Governo do Estado. A entrega do certificado ao presidente da Fundação, Alcione Gomes, foi feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, dentro da primeira edição da Semana Paraná Inovador. Entre as ações deste programa está a certificação dos Parques Tecnológicos do Paraná.

 O Governo do Estado fez um mapeamento conhecer as iniciativas dos parques e dentro de um padrão de critério criado pelo Estado foi proposto um selo de certificação. "A Fundetec recebeu esta certificação provisória e terá acompanhamento durante dois anos para receber o selo definitivo. A proposta do governo é fortalecer os parques tecnológicos com a intenção de gerar empreendedorismo e inovação no Paraná. O governador quer  que o Paraná se torne o estado mais inovador do Brasil e para isso foi criado este programa", explicou o presidente da Fundetec.

Gomes disse ainda que com esta certificação "a Fundetec terá validado um projeto que está em desenvolvimento e significa que aquilo que esta está sendo implantado como modelo de parque está sendo reconhecido pelo Governo do Estado, abrindo oportunidade para o governo  fazer aportes financeiros. A ideia, com os parques tecnológicos, é atrair empresas para  todas as regiões  e no caso de Cascavel,  o governo sabe exatamente o que temos e fazemos."

Ao todo, 18 parques tecnológicos do Paraná foram contemplados com os certificados de credenciamentos provisórios. O objetivo é criar ecossistemas mais unificados e sofisticados para empresas, incubadoras e instituições de pesquisa compartilharem conhecimento, equipamentos e recursos. A partir desse credenciamento, eles também poderão acessar recursos estaduais. "O governador tem anunciado que quer transformar o Paraná e a certificação de parques tecnológicos faz parte desse programa que fortalece o sistema de inovação, a criação e manutenção de startups e empreendedorismo", destacou completou Alcione Gomes.

Parques certificados

Foram credenciados  além da Fundetec em Cascavel, o Parque de Software (Curitiba); Tecnoparque da PUC-PR (Curitiba); Vale do Pinhão/Curitiba Tecnoparque (Curitiba); Parque Tecnológico da Saúde Tecpar (Curitiba; Parque Tecnológico de Cornélio Procópio; Parque Tecnológico de Itaipu (Foz do Iguaçu); Cidade dos Lagos (Guarapuava); Parque Tecnológico do Norte Pioneiro (Jacarezinho); Parque Tecnológico de Londrina; Parque Tecnológico de Maringá; Parque Cientifico e Tecnológico de Medianeira; Parque Tecnológico de Agroinovação (Paranavaí); Parque Tecnológico de Pato Branco; Parque Tecnológico de Ponta Grossa; Biopark (Toledo); Parque Tecnológico de Umuarama; e o Parque Tecnológico Virtual do Paraná.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--