JOE KLAMARAFPGETTY IMAGES
JOE KLAMARAFPGETTY IMAGES
Marcada para este domingo (10), a 61º edição do Grammy promete entrar para a história como uma celebração do empoderamento feminino. Neste ano, cinco dois oito indicados ao cobiçado prêmio de disco do ano são feitos por mulheres: "Invasion of Privacy", de Cardi B, "Dirty Computer", de Janelle Monae, "By the Way, I Forgive You", da cantora folk Brandi Carlile, "Golden Hour", da artista country Kacey Musgraves e "H.E.R.", da cantora de R&B homônima.
A premiação também contará com shows de Lady Gaga, Chloe X Halle, Cardi B, Dua Lipa, entre outras, além de ter como grande homenageada da noite a cantora Aretha Franklin. Apresentada pela cantora Alicia Keys, a premiação deste ano ocorrerá no Staples Center, em Los Angeles, e tem como recordistas de indicações o rapper Kendrick Lamar e o cantor de R&B Drake.
No Brasil, a transmissão do Grammy pode ser assistida a partir das 22h30 pelo canal pago TNT. Já o tapete vermelho pode ser acompanhado pelo canal E!, que inicia a cobertura a partir das 19h com a contagem regressiva e, às 21h, com o Ao Vivo do Tapete Vermelho. Depois do Grammy, o canal apresenta a After Party, a partir das 2h30.
Nos anos anteriores, o evento se destacou pela qualidade dos shows incluídos na programação, que contaram com apresentações históricas de artistas do porte de Adele, Michael Jackson e Mariah Carey.
Relembre cinco das performances mais marcantes dos últimos anos do evento.
Mariah Carey, "If It's Over" (1992)
No começo dos anos 1990, o mundo estava hipnotizado pela voz de Mariah Carey e seus shows nos Grammy de 1991 e 1992 mostraram o impressionante alcance vocal da cantora. Em 1992, Mariah interpretou a emotiva "If It's Over",
...
Adele, "Hello" (2017)
Adele abriu o Grammy de 2017 com uma impressionante apresentação de "Hello", música que estava no topo das paradas da Billboard há dez semanas na ocasião. Naquela noite, ela ainda cantaria um tributo a George Michael, com uma versão de "Fast Love" e levaria para casa cinco prêmios, incluindo Álbum do Ano. "Não é possível aceitar esse prêmio", afirmou a cantora então, usando seu discurso para celebrar o álbum "Lemonade", de Beyoncé.
Michael Jackson, "The Way You Make Me Feel" e "Man in the Mirror" (1988)
Nenhuma lista de grandes shows está completa sem uma apresentação do rei do pop e com o Grammy não seria diferente. Em sua única performance na premiação, durante a 30º edição do evento, em 1988, Michael Jackson interpretou um medley de duas canções de seu álbum "Bad", "The Way You Make Me Feel" e "Man In the Mirror". Como de costume nas apresentações de Michael, a coreografia chama quase tanta atenção quanto a música.
--