Cotidiano

Grupo de apoio aos pais de filhos com síndrome de Down

O Colegiado de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no campus de Marechal Cândido Rondon, desenvolveu um grupo de apoio para pais de filhos com Síndrome de Down. O grupo visa auxiliar os membros no encaminhamento de diagnósticos, acompanhamento escolar, além da prevenção e tratamento de patologias associadas.

O coordenador do projeto, professor Douglas Borella, esclarece que o grupo procura desenvolver um espaço para obtenção de conhecimentos práticos acerca de alguns pontos: aceitação e adaptação do filho na família, contribuição com a qualidade de vida dos pais e dos filhos, disseminação o conhecimento sobre a síndrome, possibilidade dos pais conhecerem outros pais e outras crianças com Síndrome de Down, tendo oportunidade de trocar de experiências em situações de vida diária e também nas indicações de exames clínicos necessários, médicos, especialistas e outros..

O grupo ainda pretende, explica o coordenador, contribuir na preparação dos filhos para a inclusão em todos os segmentos da sociedade de forma significativa, tendo como elo a família e a escola. “Alguns desses encontros conta com participação voluntária de outros profissionais como: fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, odontologistas e professores”, informa.

Os encontros do grupo acontecem uma vez por mês, na sala do Laboratório UNIGEPAFA – Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Física Adaptada da Unioeste. Aos pais de filhos com síndrome de Down que ainda não fazem parte de tal grupo, estão convidados a somar. Entrar em contato com o professor Douglas pelo telefone 3284-7864.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--