Cotidiano

Inovação para a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil

Senai reúne startups para apresentar soluções inovadoras à Klabin

Da Assessoria

Startups inscritas na chamada Klabin, do Edital de Inovação para a Indústria, apresentaram uma série de soluções inovadoras para desafios propostos pela empresa. A banca de apresentação aconteceu no Campus da Indústria, reunindo startups de todo o país. “O objetivo do edital é conectar startups com grandes indústrias, que contam com o apoio do Senai para desenvolver soluções e novas ideias”, explica Rafael Trevisan, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Sistema Fiep. Após o processo de seleção das startups, serão acordados os planos do projeto, a formalização do acordo e, por fim, o desenvolvimento da ideia. 

Foi a primeira vez que a Klabin, umas das maiores empresas produtoras e exportadoras de papéis do Brasil, participou do Edital de Inovação para a Indústria na categoria Empreendedorismo Industrial. “Tivemos a oportunidade de mapear algumas dificuldades da empresa e elaborar cinco desafios para que as startups nos auxiliassem”, disse Arlete Almeida, coordenadora de Processos de Gestão de Inovação da Klabin. “Temos algumas linhas de pesquisa e desenvolvimento industrial, e dentro desta diretriz buscamos saber quais as áreas estão mais conectadas com esses desafios”, explica Bruno Ravanello, pesquisador da Klabin. 

Entre os desafios propostos pela companhia, dois foram para a área florestal, dois para a produção de embalagens (sacos industriais) e um para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. “Estamos sempre buscando novas tecnologias para otimizar os processos operacionais, e essa é uma ótima oportunidade para alcançamos grandes resultados”, acrescenta Jéssica Albino, analista de Qualidade Assegurada da empresa. 

O processo seletivo para a escolha dos projetos foi dividido em duas etapas, uma online e outra presencial, na qual 12 startups selecionadas puderam apresentar suas propostas à banca de avaliação. Após as apresentações e uma análise minuciosa, quatro propostas foram selecionadas para a fase de desenvolvimento do projeto. “Foi uma experiência muito positiva. Receber tantas propostas de empresas interessadas em propor soluções, isso só reforça o quanto o nosso país tem capacidade de desenvolver soluções altamente tecnológicas e inovadoras”, conclui Robson Navarini, planejador de projetos da Klabin. 

Edital de Inovação para a Indústria

Em novembro de 2019, duas chamadas na categoria Empreendedorismo Industrial foram abertas pelo Senai Paraná. Em um dos Editais de Inovação, a Klabin trouxe cinco desafios, para os quais quatro projetos  foram escolhidos. Já na chamada Conexão Transformadora, há três empresas participantes: Algar Telecom, o Grupo Volvo e a Robert Bosch, que propuseram desafios para a solução de suas demandas. A apresentação das startups inscritas na chamada Conexão Transformadora aconteceu durante banca avaliativa no dia 11/02.

Mais informações estão disponíveis no site https://www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/blog/noticias/

Sobre o Sistema FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER EM SEU EMAIL

Deixe seu email aqui. Preservamos sua privacidade.