Variedade

Inverno: cuidados com a pele precisam ser redobrados

Dermatologista alerta para hábitos prejudiciais e dá orientações para a estação mais fria do ano

Divulgação

O protetor solar, por exemplo, deve ser companheiro inseparável, independente da época do ano e das condições climáticas

O inverno chegou e as temperaturas prometem estar mais baixas nos próximos meses, causando mudanças de comportamentos e, com isso, impactando diretamente na saúde da pele. É essencial ter atenção redobrada nesse período e algumas dicas são essenciais para passar pela estação mais fria do ano de forma saudável.

O médico dermatologista Fernando Henrique Alves explica que os principais problemas são gerados pela diminuição na transpiração corporal, fator que faz com que a pele, tanto a do rosto como a do corpo, fique naturalmente mais seca. Além disso, alguns hábitos são fatores agravantes. "Ingerir pouco líquido, tomar banhos mais demorados e quentes, deixar de utilizar hidratantes e filtro solar são apenas alguns aspectos que prejudicam a saúde da nossa pele", explica Fernando.

Quanto maior a idade, mais presente o ressecamento natural da pele e, por isso, aumenta a necessidade de intensificar os cuidados. "É importante evitar comportamentos que agridem a pele e sempre buscar um acompanhamento profissional que vai indicar os melhores produtos e alternativas para o tipo de pele específico", pontua o médico dermatologista Fernando Henrique Alves.

O protetor solar, por exemplo, deve ser companheiro inseparável, independente da época do ano e das condições climáticas. "Deve ser usado mesmo em dias nublados. O produto também pode ser aplicado quando estivermos em locais fechados, pois os raios ultravioletas também chegam até nesses ambientes", explica o dermatologista Fernando Henrique Alves.

Ainda segundo Fernando, além da ingestão de líquido e de uma hidratação mais intensa, é indicado comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. "Uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, traz benefícios a longo prazo", afirma Fernando.

Procedimento dermatológicos
O inverno é uma boa época para realização de alguns tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings, tratamentos a laser etc. Procedimentos de depilação a laser também são indicados nesta estação.

Dicas para manter a pele hidratada
- Beber no mínimo dois litros de água por dia.
- Evitar banhos quentes e muito demorados; evitar se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.
- Usar o hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.
- Para peles oleosas, e acneicas, evitar hidratante comum no rosto, usar oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).
- Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras.
- Usar filtro solar diariamente.

 

Leia mais

https://jornalintegracao.com/noticias/biblioteca-publica-lanca-novas-edicoes-de-projetos-infantis-1

https://jornalintegracao.com/noticias/greenpeace-lanca-livro-de-receitas-para-uma-vida-saborosa-e-sem-carne

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--