Cultura & Entretenimento

Natal para Todos 2019 terá show pirotécnico inclusivo e de baixo estampido

Governo Municipal de Cascavel

Por determinação do prefeito Paranhos, Prefeitura de Cascavel aderiu ao espetáculo "sem barulho", que é melhor tolerado por bebês, pessoas com autismo, idosos e pets

Uma reunião na tarde de ontem (22) deu mais um passo na definição da abertura do Natal para Todos deste ano, que dentre as novidades, terá show pirotécnico inclusivo. Isso será possível graças à contratação de empresa que fornecerá fogos de artifício de "baixo estampido", ou seja, um espetáculo com diminuição do ruído - a exemplo de cidades como Campos do Jordão, São Paulo, Balneário Camboriú e Florianópolis - que prioriza luzes e cores com redução do incômodo "barulho" dos fogos, visando ao bem-estar de quem prestigia o evento na praça da Catedral e também de quem mora no entorno.

"A ideia do prefeito Paranhos é de que possamos oferecer à população um espetáculo à altura do que a população está aguardando, contudo, mais tolerado por pessoas idosas, por bebês e crianças menores, por pessoas autistas e por animais de estimação", explica o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rafael do Amaral.

Rafael explica que como ainda não há normativa brasileira que determine o valor de dB para produtos pirotécnicos, "consideramos o limite máximo de 120 dB regulamentado pela legislação europeia -  Diretiva 2013/29/UE do Parlamento Europeu e do Conselho para tais produtos".

Os fogos de baixo estampido terão, no máximo, 120 decibéis e serão fornecidos pela Paraná Pirotecnia Ltda, que venceu a licitação pelo valor de R$ 32 mil, que serão pagos por meio do Fundo Municipal do Turismo. O espetáculo terá seis minutos de duração. Em reunião na manhã de hoje (23), o Comtur (Conselho Municipal do Turismo) aprovou a destinação de R$ 100 mil para o Natal para Todos.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--