Cotidiano

Obras de melhoria em poço vão minimizar impactos da estiagem em Cafelândia

Durante os trabalhos, o sistema será abastecido com água de Nova Aurora transportada em caminhões-pipa.
 
Para melhorar as condições do abastecimento de Cafelândia, a Sanepar irá instalar em um dos poços da cidade um equipamento mais potente de bombeamento da água. Com o novo equipamento, o poço irá produzir 400 mil litros de água a mais por dia, volume suficiente para suprir a atual demanda e a dos próximos dois anos. A obra terá início no domingo (8) e deve ser concluída na sexta-feira da próxima semana, dia 13.
 
Durante a realização dessas obras, não será possível utilizar a água do poço. Por esta razão, o abastecimento será feito pelos outros 4 poços e com o auxílio de caminhões-pipa que irá transportar água do sistema de Nova Aurora. A previsão da Sanepar é transportar diariamente 600 mil litros de água.
 
O gerente regional, Eduardo Arrosi, tranquiliza a população de Nova Aurora. “O abastecimento na cidade não será afetado porque este poço tem produção suficiente para atender Cafelândia. A não ser que ocorra algum problema operacional ou de falta de energia”, esclarece.
 
Os efeitos da estiagem prolongada que assolou o Paraná atingiram os mananciais de abastecimento de água de diversas cidades e sistemas da região Oeste. Em Cafelândia, os poços sofreram redução na vazão de cerca de 10%, fornecendo no momento água no limite do consumo. Toda a água produzida está sendo consumida. E, em razão, das altas temperaturas, o volume de água distribuída na cidade tem se mantido alto, na média 15% a mais, chegando a superar a produção de água em determinados períodos do dia. A produção média de 3,2 milhões de litros caiu para 2,9 milhões de litros por dia.
 
Para ter a garantia de abastecimento diário, a população de Cafelândia precisa contribuir com o uso racional da água durante esta semana. A Sanepar recomenda que a água seja utilizada prioritariamente para alimentação e higiene pessoal. As limpezas que exigem maior consumo de água devem sem postergadas e a água utilizada na lavagem das roupas pode ser usada para a limpeza de pisos e calçadas.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER EM SEU EMAIL

Deixe seu email aqui. Preservamos sua privacidade.