Cotidiano

Páscoa tradições, comércio e artesanatos

Já estamos no tempo de quaresma, um tempo de reflexão, perdão e família. Para muitas pessoas a páscoa é o momento mais especial do ano, pois nela muitas famílias se reúnem para festejar, confraternizar e realizar algumas de suas tradições de páscoa.

Cada família tem sua tradição, algumas comem peixe na sexta-feira santa, outras fazem bolachas, pintam ovos e realizam brincadeiras com os filhos no domingo de pascoa. Isso ocorre na casa da dona Cecília Krebs. “Meses antes da páscoa eu separo as cascas dos ovos de galinha para pintar na quaresma. Quando chegam algumas semanas antes da páscoa eu reúno meus seis netos e pinto com eles as cascas e então eu encho elas com cri-cri e escondo para no domingo da páscoa eles procurem e encontrem com mais doces”.

Nesta época de quaresma, os mercados oferecem ovos de chocolates dos mais variados tipos e formas, de acordo com o seu Eloir dono de um mercado, já há três anos houve uma queda na procura pelos chocolates. “Por conta de todas as crises que o país passou, por todas as mudanças e tudo mais, as pessoas deixaram de comprar tantos ovos de chocolate como se comprava uma vez. Hoje em dia esta na moda o ovo de colher e também voltou à tradição por se dar algum enfeite, ou artesanato ao invés do doce”.

Os ovos de colheres se tornaram uma ótima opção para quem quer algo mais em conta e prático. De acordo com a microempresária e doceira Aurora Souza, a produção e venda desses ovos gera muito lucro e é cada vez mais procurado. “Eu trabalhava como comerciante no centro e acabei perdendo o emprego, então quando eu vi que cada vez mais as pessoas estavam procurando por este modelo de ovo, resolvi começar a fazer e vender e desde então não paro mais. Hoje eu tenho uma loja própria minha que consegui montar com o valor arrecadado dos doces durante três anos e nesta época aproveito para lucrar”.

O artesanato voltou a ser uma escolha dos consumidores nesta época. “Há dois anos as pessoas voltaram a se interessar pelos trabalhos de artesanato com o tema páscoa. Muitas vezes eles procuram por decorações de portas, porta-guardanapos, toalhas bordadas e até presentes”, conta a artesã Maria Lídia.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--