GERAL

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Divulgação

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N.

A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale a meia cidade do Recife. O acontecimento é o mais recente episódio preocupante com relação às mudanças climáticas que, segundo pesquisadores, aumentou as temperaturas na região em quase 3°C graus. 

O pedaço de gelo que agora está solto é conhecido como Geleira Spalte e já havia sofrido alterações no ano passado, quando outros fragmentos se soltaram e formaram pequenos icebergs.

Cientistas identificaram que o calor aumentos não só na superfície do gelo, mas também em suas bases submersas, por conta do aquecimento da água na ilha no Ártico — que, embora seja uma região autônoma, pertence à Dinamarca.

O que torna a 79N tão importante é a forma com que ela está presa ao manto de gelo interno, e isso significa que, um dia, se o clima esquentar como projetamos, esta região provavelmente se tornará um dos principais centros de degelo da Groenlândia”, explica Jason Box, do Instituto de Pesquisa Geológica da Dinamarca e da Groenlândia.

De acordo com análises de dados obtidos via satélite, o ano de 2019 bateu recordes de degelo, com cerca de 530 bilhões de toneladas perdidas. 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
RECEBA NOSSA NEWSLETTER EM SEU EMAIL

Deixe seu email aqui. Preservamos sua privacidade.