Agronews

Piscicultores devem ficar atentos às oportunidades relacionadas ao clima

Apesar do clima chuvoso registrado nos últimos dias na região da Copacol, a equipe técnica da piscicultura, alerta os produtores com relação a oportunidade para o ganho de peso dos peixes, neste período do ano. 

Segundo o extensionista, Warle Ribeiro, é necessário que os piscicultores fiquem atentos quanto aos níveis de oxigênio e a temperatura da água, uma vez que existe a oportunidade nos momentos de estiagem para fazer o arraçoamento nos melhores horários durante o dia para um melhor e maior aproveitamento e consumo de ração aos peixes. 

“Com a temperatura e oxigênio favoráveis, o peixe busca o alimento, mas para que isso ocorra é preciso que o produtor fique atento a esses parâmetros e aos horários de fornecer a ração, que não deve passar das 15h30 ou das 16 horas, pois assim o peixe terá tempo suficiente para fazer a digestão do alimento, o que consequentemente evita a mortalidade”, alerta Warle. 

Ele lembra que no período da manhã ao fazer o arraçoamento, o produtor precisa observar o nível de oxigênio, que deve estar acima de quatro mg por litro e com a temperatura da água um pouco mais elevada. 

Warle explica também que o uso dos aeradores é fundamental para a manutenção dos níveis de oxigênio, mas se faz necessário o cuidado com as oscilações, tanto durante o dia, como à noite. 

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--