Por que se deve trocar o óleo do motor periodicamente?

divulgação

troca de óleo

O óleo mantém o motor limpo e “macio”, como uma pele hidratada. Não trocar o óleo – e é recomendável trocar também o filtro, que retém as impurezas para que não se depositem no motor – vai aumentar o desgaste e diminuir a vida útil do motor. Em casos extremos, pode até causar danos severos, como fundir o motor.

É necessário trocá-los porque suas propriedades são alteradas com o passar do tempo. Tais alterações são promovidas por agentes externos e internos.

 

AGENTES EXTERNOS

Todo óleo usado contém em solução uma quantidade enorme de partículas estranhas, vindas pelas entradas de ar, frestas do tanque, desgaste do equipamento, etc, como grãos de poeira, água, pedaços de metal, lascas de tintas, plásticos, produtos químicos diversos, produtos que os filtros não conseguiram reter.

 

AGENTES INTERNOS

Costuma ocorrer no óleo durante o funcionamento, uma série de reações químicas que favorecem a formação de gomas, lacas, ácidos, vernizes, borras, aglomerados abrasivos, etc, que são altamente prejudiciais a lubrificação. Naturalmente prevendo-se esse processo são adicionados aditivos aos óleos dando-lhes qualidade para retardar bastante essa formação, porém, mais dias ou menos dias ocorrerá a saturação e ai a degeneração rápida do lubrificante.

 Em tais condições requer-se substituir o fluido por um novo, garantindo-se um bom funcionamento do equipamento por mais um período.

 Filtro

QUAL É O DESTINO QUE SE DÁ AO ÓLEO USADO?

 

Aproximadamente 70% deles retornam às refinarias para serem reprocessados, e os outros 30% se destinam a outras aplicações, como: inseticidas, protetivos para madeira, lubrificantes de baixa qualidade, desmoldantes, etc.

 

SIGA ...

Calhau anuncio noticias

... AS ORIENTAÇÕES DO MANUAL DO FABRICANTE.

A lubrificação correta é fundamental para a saúde e durabilidade do motor e faz parte dos procedimentos de rotina na manutenção do veículo.

Por esta razão deve ser trocado periodicamente. O correto é seguir as instruções indicadas no manual do fabricante do veículo quanto ao tipo de óleo usar, a quantidade adequada e o limite de quilometragem para nova troca.

Todo manual de carro contém nas páginas finais qual é o óleo indicado para seu veículo. Não deixe de olhar lá antes de fazer sua troca de óleo

Fonte: Universal Lubrificantes

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


o-efeito-borboleta-e-os-pensamentos

O Efeito Borboleta e os Pensamentos

como-ficar-invisivel

Como Ficar Invisível

po-esia-1

Pó-esia

passa-se-tempo

Passa (se) tempo

pare-de-praticar-lucros-ruins

PARE DE PRATICAR LUCROS RUINS.

impossibilidades-possiveis

Impossibilidades Possíveis


MAIS NOTÍCIAS