Saúde

Prefeitura mantém vigilância sobre a dengue em Assis Chateaubriand

Combate a dengue

Sexto LIRAa do ano aponta índice de infestação de 2,1% no município

A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand mantém os trabalhos de vigilância para o combate à dengue no município, principalmente neste período que antecede o verão, estação onde as frequentes chuvas somadas ao calor criam ambientes favoráveis para proliferação do mosquito transmissor da doença.

Na semana passada, os agentes de endemias percorreram os bairros da cidade para realização do sexto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. O mesmo apontou infestação de 2,1%, que classifica o município como de médio risco. Isso significa que, a cada 100 imóveis vistoriados, em 2 foram encontrados focos do mosquito.

“Em alguns bairros, a situação é mais alarmante, como o Jardim Jussara, onde o índice está em 10,5%, seguido do América com 9,4%, do Panorama (8%) e de parte do Jardim Paraná (7,6%), sendo que os casos, em sua maioria, foram encontrados dentro das residências. Então, todo cuidado é pouco”, enfatiza o diretor de Vigilância em Saúde, Fábio Fantin Camilo.

Entre os dias 22 e 25 de outubro, foram vistoriados 1.152 imóveis e o trabalho resultou na notificação a 23 moradores e na aplicação de 3 multas, devido a reincidência.

“Pedimos para que a população colabore nas ações de combate ao mosquito, cuidando de seus quintais e evitando deixar recipientes que acumulam água, como vasos de plantas, calhas entupidas, pneus abandonados e latas e garrafas, por exemplo. O Município, como poder público, está fazendo sua parte, mas precisamos que todos estejam envolvidos na prevenção à dengue”, afirma o secretário de Saúde, Renato Augusto Marcon.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--