Política

Projeto de Lei do Deputado Micheletto promove inclusão de pessoas com deficiência auditiva e visual

Orlando Kissner/Alep

Trabalhando pela inclusão e buscando promover o acesso de pessoas com deficiência auditiva, visual ou múltipla a informações sobre o andamento do Governo no âmbito estadual, o deputado Marcel Micheletto (PR) protocolou, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o projeto de lei 419/2019 que trata sobre a necessidade de subtitulação com legenda oculta, janela com interprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição nas propagandas de interesse público no âmbito do Estado do Paraná.

Segundo dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 23,9% da população declarou possuir pelo menos um tipo de deficiência, no Paraná esse índice é de 22%. “O presente projeto, deixa claro que a necessidade de levar a compreensão referente ao conteúdo político e governamental para pessoas com deficiência é indispensável no fortalecimento do processo democrático e na garantia dos direitos dos cidadãos. Cada vez mais o poder público paranaense precisa desenvolver ações que busquem a transparência e a garantia de direitos de sua população”, lembra Micheletto.

Entre os vídeos de interesse público que deverão, segundo o projeto de lei, contar com legendas ocultas, janela com interprete de Libras e audiodescrição estão aqueles ligados a: Segurança pública, combate a incêndios e defesa civil; fenômenos naturais; situações de calamidade pública e de emergências; combate a epidemias; medicina preventiva; campanhas de vacinação; garantia dos direitos do cidadão; e assuntos de relevância política, econômica e social

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--