Cotidiano

Reabrir a estrada do colono é recuperar uma ligação histórica, afirma Micheletto

Escritório Regional

O deputado estadual Marcel Micheletto (PL), voltou a defender na manhã desta segunda-feira, 20, a reabertura da Estrada do Colono, durante a primeira reunião da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

Micheletto afirmou que ser favorável a reabertura do trecho de 17 quilômetros que corta o Parque Nacional do Iguaçu ligando os municípios de Capanema e Serranópolis do Iguaçu, no Sudoeste do estado, como forma de preservar o meio ambiente e promover a interação da população entorno do parque.

“Sinto-me no dever de defender a reabertura da estrada, pois estamos recuperando uma ligação histórica rompida a quase duas décadas. Vamos lutar pela reabertura da estrada em formato de estrada-parque, um modelo sustentável, que gere emprego e renda e principalmente respeite a questão ambiental, preservando a fauna e a flora”, frisou.

Moacir Micheletto - Durante a reunião, os presentes ouviram trecho do discurso do saudoso deputado federal Moacir Micheletto. O áudio foi extraído de um pronunciamento que o parlamentar fez durante audiência pública realizada no congresso nacional no ano de  2011.

Na exibição, o então deputado defendeu a reabertura. “Trata-se de lutar pelo nosso direito constitucional de ir e vir, que não pode ser negado por meia dúzia de burocratas do Rio, São Paulo ou Brasília” afirmou o deputado Moacir Micheletto, acentuando que “na Argentina, por exemplo, o mesmo Parque é aberto à população”, argumentou o deputado na época.

História – A rodovia PR-495 pertence ao Governo do Paraná e corta, em 17,6 quilômetros, o Parque Nacional do ...

Moinho Consolata produtos

... Iguaçu entre os municípios de Capanema e Serranópolis do Iguaçu. Ela é uma antiga ligação entre as regiões Oeste e Sudoeste paranaenses. O trecho, um antigo caminho utilizado por colonos que vinham do Rio Grande do Sul em direção às regiões mais ao norte do país, foi transformado em estrada no ano de 1950. A via está fechada por ordem judicial desde 1986. (com informações da Alep)

Presença – No comando do prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, a reunião contou com a presença dos prefeitos que integram a entidade, além do deputado Nelson Luersen, que é o coordenador da frente parlamentar em prol da reabertura da estrada Parque Caminho do Colono; do assessor da Associação dos Municípios do Sudoeste (Amsop); Beto Arisi, do promotor de justiça, dr. Ângelo Mazzuchi e dos Diretores das Regionais de Saúde de Cascavel João Avanci e de Foz do Iguaçu, Lelita dos Santos.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--