Saúde

Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel inicia campanha Agosto Dourado

Mês do aleitamento materno em tempos de pandemia será expresso através de cartazes nas unidades de saúde e informações nas redes sociais

Governo Municipal Cascavel

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (03) as ações para a Campanha Agosto Dourado 2020 - Um Gesto de Amor e Proteção. Devido a pandemia, o trabalho está sendo focado nas informações orientativas junto às Unidades de Saúde e também nas redes sociais. Cartazes estão afixados nas unidades de saúde e folders foram deixados à disposição das mães.

Sob a organização da Rede de Nutrição do Departamento de Atenção à Saúde, várias mensagens (post’s) serão publicados ao longo do mês nos canais do Facebook e Instagram da Prefeitura de Cascavel para lembrar da importância do aleitamento materno. Além disso, um vídeo institucional será exibido com foco nas orientações e cuidados aos pacientes suspeitos ou confirmados pela Covid-19 e que esteja no período de amamentação dos bebês.

“Os benefícios da amamentação superam os riscos potenciais de transmissão do vírus da mãe para o bebê, conferindo proteção contra muitas doenças, aumentando a imunidade, além de nutrir corretamente a criança para que ganhe peso adequadamente, e promovendo o vínculo afetivo entre mãe e bebê. O recomendado é amamentar até os 2 anos ou mais, oferecendo somente leite materno até os 6 meses de idade”, lembrou a coordenadora da Rede de Nutrição do Departamento de Atenção à Saúde, Jeicylene Brustolim.

No Brasil, a Semana de Aleitamento Materno é comemorada desde 1999 com a coordenação do Ministério da Saúde. Em 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. A medida estabelece a realização de palestras e encontros na comunidade sobre a causa, além da decoração e iluminação de espaços públicos com a cor dourada.

O Ministério da Saúde recomenda que a amamentação seja mantida mesmo em casos de mães com confirmação ou suspeita da Covid-19, desde que a mãe deseje amamentar e esteja em condições clínicas adequadas para fazê-lo.

É recomendado, no caso de confirmação ou suspeita de Covid-19 pela mãe, que siga as recomendações:

- Lave as mãos por pelo menos 20 segundos antes de tocar o bebê ou antes de retirar o leite materno (extração manual ou na bomba extratora);
- Use máscara facial (cobrindo completamente nariz e boca) durante o aleitamento e evite falar ou tossir durante a amamentação. 
- Limpe e desinfete regularmente as superfícies que a mãe mantém contato;
- Evite tocar as mãos do seu bebê, pois eles podem levá-las à boca;
- Evite também que o bebê coloque as mãos no rosto (boca, nariz e bochechas)
- Se tossir sobre as mamas ou peito exposto, lave-os delicadamente com sabão e água por pelo menos 20 segundos antes da próxima amamentação

Caso a mãe não se sinta segura em amamentar enquanto estiver com COVID-19, ela deve retirar o seu leite e ofertar à criança, seja retirando manualmente ou por bomba extratora. Para isso é preciso que:

- Siga rigorosamente as recomendações para limpeza das bombas de extração de leite após cada uso;
- Deve-se considerar a possibilidade de solicitar a ajuda de alguém que esteja saudável para oferecer o leite materno em copinho, xícara ou colher ao bebê; 
- É necessário que a pessoa ao oferecer o leite materno para o bebê aprenda a fazer isso com a ajuda de um profissional da saúde.

Palestras e lives

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece de 01 a 08 de agosto, e na Campanha Agosto Dourado, que seguirá durante todo o mês, a Secretaria da Saúde do Paraná promoverá cinco palestras, transmitidas ao vivo feitas por meio das redes sociais,  direcionadas a profissionais que atuam na área e também às mães.

As cinco “lives” programadas para a Semana Mundial do Aleitamento Materno acontecerão das 9h30 às 11h30, pelo canal do youtube, entre 3 a 31 de agosto. 

A Secretaria de Saúde de Cascavel agradece a parceria com o Banco de Leito do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), Governo do Estado. Além de prestar uma homenagem a todos os parceiros que nos últimos três anos participaram de ações e eventos em prol da campanha do Agosto Dourado (empresas, membros da sociedade civil organizada, entidades públicas e privadas).

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--