Cotidiano

Segurança entrega viaturas e assina acordo para trabalho de presos

A região Oeste do Paraná recebeu nesta sexta-feira (12) o reforço de 16 novas viaturas que atenderão unidades das Polícias Civil e Militar. Os veículos adquiridos pelo Estado foram entregues pelo secretário de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares. A cerimônia aconteceu na Prefeitura de Cascavel.

Além disso, foi firmado um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação da cidade e a secretaria, para a contratação de mão de obra de presos da Penitenciária Estadual de Cascavel. “A iniciativa contribui para o processo de ressocialização dos detentos por meio de uma atividade laboral. “Parte do valor pago pelo trabalho ficará retida todo mês em uma poupança, para que ele possa retirar a quantia quando sair em liberdade definitiva””, afirmou o coronel Romulo.

O secretário destacou que somente presos com bom comportamento carcerário podem participar da iniciativa, que também dependem de autorização da Justiça para prestação de serviços externos. “Essas parcerias têm destacado o Paraná como um dos estados com mais presos trabalhando, cerca de 30% da população carcerária”, ressalta o coronel. São 6.807 pessoas, segundo o Departamento Penitenciário (Depen-PR).

As 16 viaturas que vão reforçar as frotas policiais de Cascavel e região fazem parte do pacote de 102 viaturas compradas pelo Governo do Estado e entregues esta semana à Secretaria de Segurança. “Elas permitirão um atendimento melhor e mais ágil às eventuais ocorrências de crime””, destacou o secretário.

Serão oito viaturas para cada instituição. As viaturas da Polícia Militar devem reforçar as unidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul, Pato Branco e Toledo, principalmente para o fortalecimento de ações ostensivas das equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron). Já os oito veículos da Polícia Civil serão distribuídos pela região, conforme a necessidade das delegacias, o que vai ser definido pela própria Polícia Civil.

MODELO - O modelo dos veículos é o Trailblazer (Chevrolet), uma caminhonete com tração nas quatro rodas, câmbio automático, que permite um campo de visão mais aberto por ser mais alta que a maioria dos veículos, além de contar com dispositivos de comunicação e de suporte para atendimento das ocorrências.

De forma simbólica, o coronel Marinho entregou as chaves ao comandante regional da polícia Militar, tenente-coronel Dorian Cavalheiro e à Delegada-Chefe da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel (15ª SDP), Mariana Vieira, juntamente aos deputados da região.

“”Queremos que os números continuem a apresentar um Paraná cada vez mais livre do crime. Por isso, reforço aqui o nosso compromisso de integração, inteligência e planejamento em todas as áreas da Segurança Pública do nosso Estado”, salientou o coronel Marinho. “Este evento e estas viaturas representam modernidade e reforço ao trabalho dos nossos policiais””.

FRONTEIRA –- A região Oeste conta com o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) que faz um trabalho específico para coibir crimes transfronteiriços, principalmente o narcotráfico, além de atuar em apoio a outros órgãos de segurança no combate ao contrabando e descaminho, delitos comuns na região.

Um exemplo é a Operação Integrada, na qual a unidade está trabalhando em conjunto com a Polícia Federal e da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública com operações constantes em toda a região de fronteira, com policiamento reforçado no Rio Paraná para combater o tráfego de contrabandistas que fazem a rota para trazer do Paraguai cigarros e outros produtos.

PRESENÇAS –- Estiveram na solenidade o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos; o presidente da Câmara, Alécio Espínola; o superintendente da Casa Civil, Gugu Bueno; os deputados estaduais Coronel Lee, Marcel Micheletto e Márcio Pacheco; o diretor da PIC, Valdecir Glalik Alves; o diretor da PEC, Renê Maciel Wecoski Fernandes; o coordenador regional do Depen, Thiago da Costa Correia; o diretor do Cense II, Helyton Rodrigo Mendes dos Santos, além de comandantes de unidades da PM e do Corpo de Bombeiros, vereadores, oficiais e praças da PM e de convidados.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--