Saúde

Servidoras do Centro Obstétrico tingem gorros para recém-nascidos do Huop

Central de Notícias Unioeste

O gorro é essencial para todos os recém-nascidos, principalmente para evitar a perda de calor. E por muitas vezes passa até despercebido pelas mães, mas demanda um grande trabalho voluntário de quem atua no Centro Obstétrico do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). “Foi no Natal de 2016, que tivemos a ideia de tingir e personalizar e as mães adoraram. A partir de então, adotamos as cores azul e rosa também para ajudar na identificação dos bebês”, diz a técnica de Enfermagem, Cleci Marines Shiavi, que foi uma das idealizadoras desse trabalho voluntário. Ela explica que para o processo de tingimento é necessário lavar a malha tubular, doada pelo hospital, várias vezes, e logo depois, ela é tingida. O corte para a medida correta é realizado nos intervalos de descanso no Centro Obstétrico, onde então o gorro também é esterilizado. “É um trabalho conjunto em que nos propusemos a fazer. Só o sorriso no rosto de cada mãe quando entrego o bebê com o gorro já é a maior recompensa que recebo”, afirma.

Um desses sorrisos foi da mãe, Andréia Santos dos Passos, que percebeu o gorro apenas no nascimento do sexto filho no Huop. “Eu achei muito bacana essa ideia delas e esse trabalho que tiveram, ficou muito bonito”, comenta.

Não apenas bonito, o gorro também é uma forma rápida de identificação dos recém-nascidos, e essencial no aquecimento. “A cabeça é o principal local de perda de calor nas primeiras horas de vida e por isso, ele é uma das principais maneiras de dar uma boa recepção para esse bebê, e impedir que ele tenha dificuldade respiratória. Colorido, é uma necessidade que se torna um carinho a mais”, explica a coordenadora de Enfermagem do Centro Obstétrico, Nagmara Engel. “Chama a atenção o lado humano, de dar uma cor a essa malha, também ajuda a ficar bem identificado, gerando uma segurança maior também”, enfatiza a Diretora de Enfermagem, Sara Treccossi.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--