Simplicidade, Humildade, Sabedoria

Simplicidade não tem relação com falta de recursos. Existem pessoas pobres que não são de maneira alguma simples, e há pessoas ricas absolutamente simples em todo o seu modo de ser e atuar.

Simplicidade também não é a mesma coisa que humildade. Pode haver simplicidade sem humildade, embora não seja possível existir humildade sem simplicidade. Assim, nem toda pessoa simples é humilde, porém toda pessoa humilde é necessariamente simples.

A causa disso é que a simplicidade é a base para a humildade. Tudo o que é grande e valioso repousa na simplicidade, está ancorado no que é simples (http://on.fb.me/1MqeH9n). E essa grandeza residente na simplicidade é o fundamento para a edificação das várias virtudes, como a humildade, que, aliás, é alcançada por bem poucos. Há muito mais pessoas simples do que humildes no mundo, e há também muitos simples que se imaginam humildes, sem o serem, no entanto.

O que significa, então, ser humilde? Humilde é a pessoa que reconheceu o verdadeiro papel que ela, como espírito humano, desempenha na obra da Criação. Humilde é aquele que sabe não ser mais do que um grão de pó dentro do gigantesco mecanismo do Universo, movimentado por leis incorruptíveis, intangíveis. Humilde é quem traz dentro de si a mais profunda veneração ao Criador e o mais intenso e imutável sentimento de gratidão para com Ele, por ter sido presenteado com a dádiva da vida consciente. Humilde é quem conhece suas falhas e se esforça em saná-las sem descanso, para com isso poder levar uma vida agradável a Quem lhe concedeu a vida. Humilde é quem sabe que tudo isso é a mais pura verdade, sem atenuantes.

Quem atingiu a legítima humildade (http://on.fb.me/1GHr8W8) também se tornou apto a angariar a verdadeira sabedoria, embora isso também não ocorra sempre. Pode haver humildade sem sabedoria, mas é impossível existir sabedoria sem humildade. Assim, existem pessoas humildes que ainda não se tornaram sábias, mas não existe um único verdadeiro sábio que não seja humilde.

Tornar-se sábio é conhecer em profundidade as leis da Criação e viver de modo irrestrito, incondicional, dentro delas. É tornar-se livre interiormente, é desenvolver todas as capacitações de seu espírito. Tornar-se sábio, enfim, constitui o alvo mais sublime que o ser humano pode almejar e, ao mesmo tempo, o mais vivo agradecimento que ele pode, humildemente, devotar ao seu Criador.

(Conheça as obras publicadas pela Ordem do Graal na Terra. Acesse:http://bit.ly/ogt-catálogo.) 

 

Roberto C. P. Junior
(http://bit.ly/rcpjunior)

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


as-perolas-da-alma

As Pérolas da Alma

a-trave-no-olho

A Trave no Olho

sonhos-engarrafados

Sonhos Engarrafados

o-misterio-da-dor-fantasma

O Mistério da Dor Fantasma

a-severidade-de-cristo-jesus

A Severidade de Cristo Jesus

idolatrias-variadas

Idolatrias Variadas

13-razoes-porque-nao

13 Razões Porque Não


MAIS NOTÍCIAS