Cotidiano

Tecnologia: Huop garante novo sistema com segurança no armazenamento de dados

Central de Notícias Unioeste

O armazenamento de dados do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) será ainda mais ágil e seguro a partir do segundo semestre. O investimento é de cerca de R$ 1 mi, realizado para a compra de novos equipamentos que vão garantir esses arquivos salvos no sistema por um longo período. O coordenador da Divisão de Comunicação de Dados do Huop, Claudio Barradas, explica que essa nova tecnologia é responsável pelo armazenamento de prontuários e imagens, que de acordo com o parecer CREMEC nº 14/2007, estabelece que estes precisam ser guardados por um período mínimo de 20 anos. “Cada imagem que precisamos guardar representa uma quantidade grande de dados, então precisamos de muito espaço e segurança para que nada seja extraviado ou perdido no sistema”, ressalta.
Para a segurança, hoje é realizado backup externo, e este mesmo sistema, realiza o armazenamento há quase 10 anos no Huop. “A cada dois meses o espaço utilizado chega a 1 terabyte (1000 gigabyte), e hoje nossas máquinas têm a capacidade de 4 a 5 terabyte, enquanto as novas têm a capacidade de cerca de 70 terabyte. Cada espaço a mais que precisamos, significa investimento. Então com essa capacidade maior, consequentemente teremos um valor menor para armazenar tudo”, afirma.
Outro benefício com relação à segurança, é que os dados poderão ser espelhados em várias máquinas, diminuindo o risco de perda. E os equipamentos antigos darão suporte para atualização do sistema, que é realizado mensalmente. “Sendo assim não precisaremos o tempo de atualização, e evitaremos qualquer tipo de erro que impeça o funcionamento. Será muito mais ágil”, comenta.
O equipamento foi montado, mas a migração do sistema e os treinamentos devem ser feitos nos próximos meses. “É algo bastante complexo, mas será muito benéfico. É mais recurso para os nossos usuários que utilizam o sistema diariamente, principalmente na questão de prontuários, que precisam dessa rapidez”, finaliza.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--