Agronews

Tereza Cristina abre Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária

Ministério da Agricultura

Começa nesta terça-feira (5), em Brasília, o Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária. A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou da abertura do evento, que tem o objetivo de debater os desafios do setor e a elaboração de políticas para o desenvolvimento e inovação da agropecuária brasileira.

O congresso também é uma oportunidade de troca de experiências e de aproximação das iniciativas públicas e privadas.  O evento reunirá gestores, secretários de agricultura, produtores rurais e especialistas de todo o país.  

Em seu discurso na abertura, Tereza Cristina informou que assistência técnica será priorizada no ano que vem. "A assistência técnica será meu maior desafio à frente do Ministério da Agricultura. Temos uma obrigação com o pequeno produtor", disse a ministra.

A programação inclui debates sobre os mais diversos aspectos da agropecuária, como financiamento, agricultura familiar, inovação e tecnologia, sustentabilidade, acesso a mercados, agregação de valor. Serão quatro salas de programação simultâneas durante todo o dia. 

Também participam do evento o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, os presidentes do Sebrae, Carlos Melles; da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, da Frente Parlamentar da Agropecuária, Alceu Moreira; o governador de Roraima, Antônio Denarium, e o vice-presidente de agronegócio do Banco do Brasil, Ivandré Montiel.

Pelo Ministério da Agricultura, estão presentes os secretários  José Guilherme Leal (Defesa Agropecuária);  Fernando Schwanke (Agricultura Familiar e Cooperativismo);  Jorge Seif Júnior (Pesca e Aquicultura) e Fernando Camargo (Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação).

O congresso é promovido pelo Ministério, pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e da Organização das Cidades Brasileiras do Patrimônio Mundial (OCBPM).

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--