Comportamento

UNESCO abre inscrições para prêmio sobre educação de mulheres e meninas

Unesco

O Prêmio da UNESCO para a Educação de Mulheres e Meninas, em sua quinta edição, homenageia contribuições excelentes e inovadoras feitas por indivíduos, instituições e organizações para promover a educação de meninas e mulheres. É o primeiro prêmio da UNESCO dessa natureza e é único na promoção de projetos bem-sucedidos que melhoram e promovem as perspectivas educacionais de meninas e mulheres e, por sua vez, a qualidade de suas vidas.

As inscrições vão até 26 de maio.

A igualdade de gênero na educação é um direito básico e um pré-requisito para a construção de sociedades inclusivas. Embora tenha ocorrido um significativo progresso nos últimos 20 anos, segundo dados do Instituto de Estatística da UNESCO, cerca de 16 milhões de meninas nunca entrarão em uma sala de aula.

Financiado pelo Governo da República Popular da China, o Prêmio é conferido anualmente a dois laureados e consiste em uma premiação de US$ 50 mil para cada um com o objetivo de ajudar a promover trabalhos na área de educação de meninas e mulheres.

Estabelecido pelo Conselho Executivo da UNESCO, o Prêmio contribui diretamente para a consecução da agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030, particularmente os ODS 4 em educação e 5 em igualdade de gênero. Também apoia as prioridades globais da UNESCO incluídas na Estratégia de Médio Prazo 2014-2021 e no Plano de Ação para a Igualdade de Gênero 2014-2021 (GEAP II), bem como a Estratégia da UNESCO para a Igualdade de
Gênero na e por meio da Educação para 2019-2025.

Mais informações:
Processo de Inscrição (em inglês)
Conheça os laureados de 2019 (em inglês)
Site do Prêmio (em inglês)
gweprize@unesco.org

RECEBA NOSSA NEWSLETTER EM SEU EMAIL

Deixe seu email aqui. Preservamos sua privacidade.