Saúde

Vírus do sarampo ainda circula no Paraná, mesmo sem novos casos

Agência de Notícias do Paraná

De acordo com informe epidemiológico do sarampo divulgado nesta sexta-feira (19) pela Secretaria de Estado da Saúde, não há registro de novos casos no Paraná nos últimos 49 dias. O boletim desta semana soma 1.280 confirmações para a doença desde agosto do ano passado, quando começou o monitoramento. Em comparação ao total de casos confirmados no último informe, de 4 junho, a diferença é de 104 casos, mas são referentes a amostras coletadas em períodos anteriores e que estavam em processamento. Por isso, não são considerados novos. Entretanto, a secretaria alerta que é necessário tomar a vacina porque ainda há circulação do vírus.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, são necessários mais 45 dias sem registros de novos casos para que o Paraná saia da situação de surto do sarampo. “Neste momento ainda temos a circulação do vírus que transmite a doença. Por isso, o alerta é sobre a importância de estar protegido. Estamos nos últimos dias da campanha nacional de imunização e a vacina é a única forma segura de prevenção”, complementou o secretário.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo segue até 30 de junho, direcionada para o público de 20 a 49 anos de idade. A população-alvo deve estar atenta em relação às ações de vacinação programadas pelos municípios.

“Desde o início desta etapa da campanha, em março, abastecemos todas as cidades com as doses da vacina e, neste momento de pandemia, a recomendação da Sesa é para que as secretarias municipais promovam ações de vacinação fora das unidades de saúde, em locais mais amplos, evitando as filas e aglomerações”, informou a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da secretaria estadual, Vera Rita da Maia.

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--