GERAL

Visita a cemitérios terá restrições

Em tempos de pandemia, o feriado de Finados tem regras para visitação aos Cemitérios

Na próxima segunda-feira, 2 de novembro, feriado nacional e na maior parte dos países ocidentais, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica: Dia de Finados, onde as pessoas reservam o dia para relembrar a memória dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar pela alma deles.

Este ano, a Covid-19 mudou a rotina em todo o mundo desde o início do ano e agora, como se fosse uma contradição da natureza, o dia de celebrar os mortos tem uma série de restrições para evitar o aumento de contágio do vírus. Por outro lado, o feriado serve para reavivar no coração e mente o legado daqueles que já se foram.

Embora a maioria das pessoas só se permitem entrar num cemitério em Dia de Finados, em muitos países, é comum fazer turismo durante todo o ano. Cemitérios são vistos por muitos como lugares tristes ou assustadores, por ser ali um lugar de sepultar os mortos. Mas muitos deles são destinos turísticos seja pela beleza do lugar ou pelas pessoas que ali estão enterradas, muitas vezes famosos e chefes de estado que recebem visitas de turistas de todo o mundo.

Falar de morte ainda é um grande tabu. Na contramão de qualquer crença, a médica Ana Claudia Quintana Arantes, aborda em seus livros e palestras de forma sensível o tema: A morte é um dia que vale a pena viver e o segundo livro recém lançado, Histórias lindas de morrer. Ela tem ganhado a simpatia de muitos brasileiros que já falam sobre o assunto de maneira sutil e agradável, pois a ideia é valorizar a vida. Assim deveria ser, as visitas e reflexões no feriado de finados para que se tenha mais dignidade diante da finitude.

Abaixo as dicas de Assis e Cascavel para visitação de seus cemitérios no Oeste do Paraná.

Assis Chateaubriand

Em Assis Chateaubriand, o Cemitério Municipal Jardim da Paz estará aberto para visitação a partir das 6h até às 19h. Serão celebradas duas missas no local. Sendo a primeira realizada às 8h a cargo da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e a segunda às 16h30 em função da Paróquia São Francisco de Assis. 

De acordo com a Prefeitura, será disponibilizado álcool em gel para os visitantes e haverá orientação de distanciamento sob responsabilidade dos padres e da equipe de vigilância do município durante as celebrações. O uso de máscara, tanto pelos visitantes quanto pelos funcionários, será obrigatório no interior do cemitério. 

Cascavel

A ACESC – AMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS FUNERÁRIOS DE CASCAVEL informa que os Cemitérios Urbanos estarão abertos entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro, das 07:00 horas às 19:00 horas.

Em razão das orientações da Saúde Pública para enfrentamento do

COVID-19, a ACESC RECOMENDA que a visitação nos cemitérios ocorra de

modo ordenado, evitando-se aglomerações, permanecendo no local o mínimo

possível e seguir as recomendações abaixo:

- Manter o distanciamento social mínimo de 1,5 metro;

- Uso de máscara obrigatório;

- Fazer uso de alcool gel para higienização das mãos;

- Evitar tocar em objetos, pessoas e superfícies;

- Não utilizar bebedouros, levar sua garrafinha de água;

- Pessoas do grupo de risco (idosos, grávidas, lactantes e portadores de

doenças crônicas) devem evitar a visitação;

- É proibido o consumo de comida e bebida no interior do cemitério;

- Evitar Aglomeração;

- Pessoas com sintomas gripais não devem ir aos cemitérios;

- As pessoas devem realizar a compra de flores, velas e similares com

antecedência, evitando a compra no dia de visitação;

- A visita ao cemitério deve ser breve (aconselha-se visita de apenas 30

minutos), individual ou com limitação de apenas duas pessoas da mesma

família no local;

As missas que ocorrem no Cemitério Central podem ser acompanhadas desde sexta-feira (30) às 6h30 a cargo da Paróquia N. Sra. do Caravaggio e posteriormente às 19h através da Paróquia N. Sra. do Caravaggio. No sábado (31) e domingo (1), as missas ocorrem nos mesmos horários e serão ministradas somente pela Paróquia N. Sra. do Caravaggio.

No Dia de Finados, 2 de novembro, a primeira missa acontece às 7h30, responsabilizada por Dom Mauro; na sequência, às 9h30 pela Paróquia N. Sra. do Caravaggio; às 17h através da Paróquia São Paulo e por fim, às 19h novamente pela Paróquia N. Sra. do Caravaggio.

No cemitério São Luiz, a missa ocorre às 9h e 17h. Já no Cristo Redentor, as celebrações serão realizadas às 16h.

Entre os protocolos voltados aos visitantes está a obrigatoriedade do uso de máscaras nas dependências dos cemitérios. Será disponibilizado álcool em gel para os visitantes e estes serão orientados para o cumprimento do distanciamento determinado. Para evitar aglomeração no dia de Finados, a Acesc orienta, se possível, que os familiares antecipem a visita ao cemitério para os dias anteriores ao feriado.

CAFELÂNDIA

A Prefeitura de Cafelândia não retornou qualquer informação que foi pedida pela nossa reportagem até o fechamento desta edição ontem às 18h00.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER EM SEU EMAIL

Deixe seu email aqui. Preservamos sua privacidade.