Vitrine de agroecologia traz soluções para o pequeno produtor

Em meio aos estandes do Show Rural Coopavel 2019, que exibem máquinas de última geração e inovações em produtos químicos e sementes, uma minipropriedade rural com tecnologias locais, sustentáveis e ecológicas para a agricultura familiar se destaca. É a Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Rendel”, que há 16 anos faz parte do evento, sempre se renovando.

No espaço, resultado de uma parceria entre 12 instituições de ensino e pesquisa – entre elas, a Itaipu Binacional –, até os menos afeitos à agricultura encontram novidades e descobrem informações que podem ser aplicadas ao dia a dia.

“As PANCs (plantas alimentícias não convencionais) e as plantas medicinais sempre atraem muita gente. O pessoal vem procurar informações sobre como usá-las ou plantá-las”, conta Ronaldo Pavlak, técnico da Divisão de Ação Ambiental (MAPA.CD). E é importante conhecer bem antes de se “aventurar”: às vezes, uma planta muito parecida com uma PANC pode ser tóxica.

Justamente para sanar as dúvidas mais comuns, ao longo do Show Rural serão realizadas duas oficinas sobre plantas medicinais – nesta quarta-feira (6), a tarde e na sexta-feira (8) às 11h – e uma sobre PANCs – na sexta-feira (8), às 10h. As três começam no auditório do estande da Itaipu e seguem para a Vitrine para a parte prática.

Diversidade

Além de mais de 120 plantas, o espaço de 2.600 m² abriga também ovinos e exemplos de sistemas de aquecedor solar com materiais reciclados, captação, armazenamento e utilização de água da chuva, bioconstruções, hidroponia, entre outros. Para dar assistência aos visitantes, 36 técnicos das instituições parceiras estão espalhados pela vitrine.

Este ano, pela primeira vez, a Vitrine trouxe um pequeno espaço para venda de produtos da agricultura familiar. Segundo Ronaldo, era uma reivindicação antiga; no local é possível adquirir vários alimentos produzidos na região. 

Agora, se grande parte da tecnologia aproveita soluções caseiras para resolver problemas corriqueiros, também há espaço para inovações mais “hi-tech”. Um dos equipamentos da Vitrine é uma capinadora austríaca desenvolvida com tecnologia da região, que utiliza um sistema de direção por câmeras: a máquina é capaz de identificar sozinha o tipo de planta cultivada, e protege essa planta na hora de fazer a capina.

 

Cuidado

A variedade de tecnologias e plantas apresentadas na Vitrine exige um cuidado que dura o ano todo. “Assim que acaba uma edição do Show Rural, já começamos a nos preparar para a próxima”, explica Ronaldo Pavlak. As equipes das instituições parceiras visitam a área mensalmente e, à medida que se aproxima o evento, semanalmente, para garantir que tudo esteja perfeito para o Show.

Engenheiras agrônomas formadas pela Unioeste, as amigas Giordana Menegazzo e Karina Kestring estavam no Show Rural para conhecer as tecnologias, mas quiseram começar o passeio pela Vitrine, que elas ajudaram a montar. “Eu ajudei a botar aquela lona ali, a Giordana carpiu... a gente faz parte disso aqui também”, contou Karina, orgulhosa do trabalho.

 

Parceiros

Além da Itaipu, são parceiros da Vitrine: Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural do Mato Grosso do Sul (Agraer); Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore); Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – Núcleo de Marechal Cândido Rondon (Capa); Cooperativa Agroindustrial (Coopavel); Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA); Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Cataratas do Iguaçu Produtos Orgânicos Ltda (Gebana); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Universidade Federal do Paraná – campus Palotina (UFPR); e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


ambientalismo-e-amor-a-natureza

Ambientalismo e Amor à Natureza

cronica-suando-bicas

Crônica: Suando bicas

cronica-politica-da-dor-de-dente

Crônica: Política da dor de dente

simplicidade-humildade-sabedoria

Simplicidade, Humildade, Sabedoria

cronica-o-salvamento-da-mae

Crônica: O salvamento da mãe

cronica-o-espirro-solar

Crônica: O espirro solar

cronica-verrugas-estelares

Crônica: Verrugas Estelares

receita-para-nao-ser-infeliz

Receita Para Não Ser Infeliz


MAIS NOTÍCIAS