Vídeos

Itaipu apresenta filhotes de onça-pintada nascidos no Refúgio Biológico Bela Vista

O Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu, que está comemorando 35 anos de criação nesta quinta-feira (27), apresentou ao público mais um resultado do trabalho que desenvolve na área de faunas: duas onças-pintadas nascidas em cativeiro. Os filhotes, que nasceram no começo de junho, são uma fêmea, que é melânica (quase preta) como a mãe, Nena, e um macho, pintado como o pai, Valente. Eles são irmãos de Cacau, que nasceu em 2016.

A chegada dos novos integrantes da família de onças (Panthera onca) vai permitir que a equipe desenvolva um programa de repovoamento da espécie, no bioma da Bacia do Rio Paraná. “Por enquanto, estamos nos dedicando à reprodução em cativeiro, para formação de um banco genético vivo que nos permita, depois, fazer a reinserção desses animais na natureza”, informou o diretor de Coordenação de Itaipu, Luiz Felipe Carbonell. “Esse é o futuro”, afirmou.

O veterinário do Refúgio, Zalmir Cubas, explicou que essa reinserção será um trabalho que envolverá várias instituições. “Para ter início, precisamos de boas matrizes, então esses novos indivíduos podem se tornar reprodutores para que possamos fazer a reintrodução das espécies nascidas em cativeiro”, disse.

Fonte: Itaipu Binacional