Na Cozinha com Damares

Damares Cerneck Mergen, 30 anos, casada, dois filhos.
Formada em Letras, Pedagogia e cursando pós em Atividades Lúdicas. Uma professora que além do amor que sente pelas crianças tem outra paixão: a culinária.
"Vejo a cozinha como uma psicóloga e, é ali que esqueço todos os meus problemas, cozinhar com amor acalma alma e enche o coraçâo de amor. Agora vou compartilhar com você muitas receitas, dicas e o que já aprendi e estou experimentando no dia a dia em minha cozinha."

Paçoca de Colher

Olá meus queridos leitores!

Junho está chegando na sua reta final, e para completar o nosso arraial não poderia ser diferente. Resolvi escolher uma receita de paçoca para fechar esse mês com chave de ouro, e tornar a festança em casa ainda mais gostosa.

Um tradicional doce brasileiro feito de amendoim, porem nem sempre foi feito assim. A paçoca servia como alimento dos garimpeiros e tropeiros, que levavam vários dias para chegar aos destinos e precisavam de uma refeição rápida. O nome “paçoca” vem do termo indígena PA-SOKA, que significa “esmagar com as mãos”, referindo-se ao modo antigo de preparo, onde a carne e a farinha eram socadas em um pilão. Hoje em dia ela é preparada à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar e se tornou um doce tradicional de todas as regiões do país. Existe até um típico festival da paçoca, na cidade de Pilar do Sul em São Paulo.

Depois de conhecer um pouco sobre essa delícia, deu até água na boca! Vamos então para a nossa receitinha de hoje.

Paçoca de colher

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga

100 g de amendoim torrado e moído

3 paçocas esfareladas (para decorar)

Modo de preparo:

Em uma panela coloque: o leite condensado, a manteiga e o amendoim. Leve ao fogo médio e mexa até levantar fervura. Quando começar a ferver, marque no relógio 2 minutos e desligue o fogo, mexa por mais um minuto e deixe a mistura esfriar. Quando o doce estiver frio, coloque porções em colheres e decore com a paçoca.

                                                            

Agora é só reunir a família e se deliciar.

Espero que tenham gostado dessas simples, porém saborosas receitas juninas.

Um grande abraço e até as próximas receitinhas!

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--