Terapia: eu faço, saiba porque

Imagem tirada da internet

Terapia: eu faço, saiba porque

“Faço terapia porque vivo num mundo grande demais para me jogar de uma vez. Eu faço terapia para aproveitar o banho em vez de me afogar”afirma um paciente.

            Essa fala de um paciente, me motivou a refletir sobre o eu nos motiva verdadeiramente a se lançar em novas práticas e novas formas de vivenciar o que chamamos de vida!

         A sociedade atual e o mundo moderno são muito diferente do que nossos pais e avós viveram.  Vivemos hoje um processo de aceleramento social global, e porque não dizer também biológico do desenvolvimento humano. Tudo é precoce e acelerado, ampliando as sensações de ansiedade, medotristezadepressão e estresse. Estar apto a lidar com essa realidade exige um esforço adicional, que pode ser facilitado pela psicoterapia. No cenário caótico do século XXI, ir ao psicólogo é um hábito natural e saudável.

            A psicoterapia permite que cada pessoa se  aproprie com mais naturalidade das situações sócio afetivas e emocionais que estruturam o processo de amadurecimento e de reconhecimento das nossas potencialidades e nos tornamos mais suscetíveis e conscientes do papel da nossa existência e do papel dos sujeitos sociais que nos relacionamos, sejam no âmbito familiar, social, de trabalho entre outros, permitindo que nossas atitudes e ações se direcionem a uma   melhor escolha na  realização de nossas ações.

          É claro, que esse processo é lento e profundo, mais com riquíssimos resultados aos pacientes, no primeiro momento as queixas iniciais vão sendo elaboradas ao longo das sessões, o paciente se desenvolve e atinge novos patamares de crescimento em sua vida, aproveitando ainda mais a terapia por meio do processo de autoconhecimento e reflexões.

           Minha experiência pessoal “Há alguns anos descobri que a terapia está entre os melhores investimentos que posso fazer por mim. Costumo dizer que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, e deve ter a mesma atenção. Muitos, equivocadamente, ainda costumam associar a ida a um psicólogo como "coisa de gente maluca" mas, eu posso afirmar que as pessoas mais brilhantes que conheço já passaram ou passam por algum processo psicoterapêutico ou psicanalítico.”

A psicoterapia ajuda a ampliar o autoconhecimento. 

 Sabe por que eu faço terapia?

“Porque amplia minha consciência. Quanto mais eu me conheço, mais consigo elaborar minhas decisões de forma assertiva. Consigo praticar a empatia e me colocar no lugar do outro com mais facilidade, ter relações mais saudáveis e fazer o que realmente gosto, sem culpa, sem preocupação. Todos nós temos problemas, precisamos tomar decisões diariamente, precisamos enfrentar nossos medos, nossas angústias e seguir caminhando. Contar com o trabalho especializado de um psicólogo é muito importante na maioria dos momentos. Acreditem, minhas melhores sessões costumam ocorrer quando chego ao consultório sem saber exatamente o que falar. Naquela uma hora, o mundo se abre”.

A psicoterapia foi um dos gatilhos que me motivou a estudar e atender na área da  psicologia.

Fico a disposição para sanar qualquer dúvida sobre o que é psicoterapia.

Grata 

Eliane Racoski (45)99966-3648

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--